O mistério da misteriosa caverna do dragão!

Não há criança neste país que, em tempos de Xou da Xuxa, não perdia um único episódio de Caverna do Dragão. Apesar do desenho ter sido criado nos EUA em 1983, a coisa só chegou aqui anos mais tarde. Sucesso absoluto, as três temporadas de Caverna do Dragão foram (e ainda estão sendo) reprisadas à exaustão.

Para quem não se lembra (acho difícil), a história tinha seis crianças como personagens centrais: o líder Hank, a ruiva Sheyla, a atlética Diana, o atrapalhado Presto, o convencido Erik e o pequeno Bob. Eles decidem experimentar o Dungeons and Dragons, uma nova atração no parque de diversões. Só que a turma é presenteada com uma passagem só de ida para um mundo muito louco, cheio de dragões horrorosos, espíritos malignos, entre outras entidades surreais. Assustados, os fedelhos recebem armas mágicas do famigerado Mestre dos Magos – uma das poucas coisas úteis que o baixinho oferece aos meninos, que só querem deixar aquela joça e voltar logo para casa.

Pequenos telespectadores torceram para que isso ocorresse antes dos desenhos repetirem, mesmo que deixassem para trás as armas mágicas ou o pentelho do Uni. Mas foi em vão: nunca existiu um último episódio de Caverna do Dragão. Difícil acreditar nisso. Tanto que muitos fãs ficaram comovidos com um hoax lançado durante o boom da Internet comercial no país.

A mensagem, altamente criativa, revela o destino trágico e cruel dos jovens garotos. O carrinho de Dungeons & Dragons teria saído dos trilhos, provocando um terrível acidente. A tal passagem seria, na verdade, a morte. E o mundo bemloco é o inferno, já que nenhum dos moleques era bem comportado. Para se divertir com os cururus, o coisa-ruim “jogava” com eles: ele mesmo fazia o papel de Vingador e de Mestre dos Magos.

No último episódio, o dragão Tiamat, que vez ou outra livrava a cara dos meninos diante do Vingador, revelaria ser um anjo, contando a verdade: eles jamais sairiam daquele inferno. Tem mais: Uni seria um enviado do demônio. Ao cativar o grupo, o aparente frágil amigo de Bob os impediria de descobrir a verdade. Definitivamente, um desfecho tão triste que sequer motivou sua produção, segundo o autor deste famoso spam.

Mesmo alguns aficcionados em RPG, que certamente conhecem o jogo “Dungeons and Dragons” – a origem do desenho – ainda acreditam nesse final. Tudo lorota, segundo uma antiga matéria esclarecedora do repórter Pablo Miyazawa, escrita em 2000 para a revista Herói. Ele conversou com roteiristas de Caverna do Dragão. Eles confirmaram o que todos suspeitavam – não existe um “último episódio”, pois a série foi cancelada antes da produção do desfecho verdadeiro.

Segundo a matéria (leitura obrigatória!), o Vingador termina libertado pelos garotos, que em troca, oferece a chance da trupe para, finalmente, voltar para casa. Como Caverna do Dragão, em tese, teria mais um ano pela frente, o episódio termina sem que soubessemos se Hank e seus amigos conseguiram voltar.

Como diria Dona Milu, discussões como essa só fazem aumentar o “mistéééééério”…

(Postado em 02/12/2003. Dedicado ao Trotta e seus amigos.)

Comentários em blogs: ainda existem? (22)

  1. Já li uma versão do final mais bonitinha…
    Eles estariam mais uma vez prestes a voltar pra casa, dentro de uma daquelas batalhas infindáveis com o Vingador, Mestre dos Magos e Tiamat reunidos… Até que do meio da luta cortava a cena pra uma sala de estar de uma casa bem aconchegante e apareciam todos eles vestidos com roupas normais, “do nosso mundo”, e um deles joga os dados de RPG em cima da mesa, bocejava e dizia: – Ah, amanhã a gente joga mais… ;)

    Só mais uma coisa: Eu morria de medo do Vingador… Não dormia de janela aberta nunca porque tinha certeza absoluta que ele iria aparecer voando por lá…

    PS – Calhau autêntico MMM.

  2. Realmente, eu era doido pela Caverna do Dragão.

    Sempre me angustiava o fato deles nunca voltarem para suas casas.

    Abraço.

  3. eu era doente pela Caverna do Dragão. e nunca entendia porque diachos não havia final. fui descobrir só anos depois, na internet…

    depois fiquei me perguntando: e se houvesse um episódio final? o desenho teria feito tanto sucesso assim aqui no Brasil? sobreviveria até os dias de hoje? é gozado como, às vezes, parte de uma história é mais interessante do que ela toda. ditado válido: o silêncio faz o mito.

  4. Grande sacada essa reportagem véio. Parabéns.

    Eu espero que nunca gravem mais nada sobre caverna do Dragão. É melhor deixar assim…. na imaginação….

  5. Na última revista Mundo dos Super-Heróis saiu uma boa matéria sobre a Caver na do Dragão. Dê uma olhada..

    Abs!

  6. Ebaaaaa!! Apareci por aqui de novo! o/ Adoro quando isso acontece, hehehe! XD

    E eu volto a afirmar, o final mais legal para o Caverna do Dragão era justamente esse falso em que eles estão no inferno. Imagina que legal! E o Uni era um capeta maldito mesmo, ô raiva desse bicho, hehehe!

    Abração, Marmotones! :D

  7. Eu ri muito conversando disso!
    Mas eu quero mesmo é o PodCast do Shubaca viu!
    Vou rir muito!

    Têm sido muito engraçado encontrar contigo marmota!
    Valeu mesmo pelas risadas!

  8. pow assistia num perdia nenhum episódio da caverna do dragão!!Mas dizem q ñ existe o último episódio deixa como mistério!!

    Blog mto interessante gostei mto sobre os assuntos.Parabéns pelo blog

  9. Sempre gostei muito do Caverna do Dragao; faz parte da minha infância.Inclusive até hoje assisto mesmo que sejam repetidos os episódios.Gostaria muito que fizessem um filme, seria interessante

  10. eu adoro caverna do dragão.mas onde eu acho o final em que o vingador é um anjo e tenta mostrar que eles tão mortos e o mestre dos magos é o demo e não quer deixar eles irem pro céu. Uma dica : visitem a disciclopédia

  11. Que Deus tenha misericórdia de quem for fanático,digo isso porque já fui,não perdia um dia se quer do episóio,acordava e ia direto ligar a tv!! pareçe que eles fazem alguma coisa para fixar as mentes de todos…cuidado!Vcs podem pensar que é careta,breguiçe e pererei,mas é assim que satanás gosta de agir e esperar uma brecha para se enfiar…e ir contaminando mais a sua mente,leia a bíbia,pois ela sim,tem um começo verdadeiro e um fim melhor ainda!!

  12. pow eu gosto muito desse desenho queria ver5 o final deles pow caverna do dração digimon sao desenhos muito bons a e pow queria ver o final eu ate sou parecido com o erick rsrsrs xauzin

  13. tbm amu caverna do dragao e axei esse final que nao saiu do papel bem aziado
    eu gostaria que eles voltassem desse mundo e que o hank e a sheila se casassem e que o bob reencontra-se aquela menina que previa o futuro e teve uma premonição do bob devolvendo um cordao pra ela.. nesse episodio eu ate tive esperança!!

  14. Pra porra com estes comentarios, um fdp ai comparou C.D com Digimon, um outro mistourou com este rpg bosta, que nada tem com C.D, tem um ultimo capitulo Cave Of The Fairie Dragons, não quer dizer que eles voltem… este dizenho como diz a matéria acima, é de 83, e vem esta mulekada dos anos 90 que nasceram na era do computador facilitado em até 24 vezes sem juros falar merda! pode ser que viram alguma reprise… mas comparar com estas porcarias de hoje, é de mais! digimon seu c#%@# filho de uma %*$#&#@♂¦

  15. o vingador é do bem, o mestre dos magos é do mal, a umi é do mal, o mestre dos magos lançou um incantamento para os garotos verem o vingador com o vilão.

  16. tem uns boatos na internet que dizem que os jovens estão mortos,isso é tudo mentira! eu já li o final verdadeiro o mestre dos magos é do bem, a uni né do bem, e o vingador se cliberta de seu encanto, que fez ele ficar mal. eu nunca tive medo do vingador,muito pelo contrário eu adoro demais, demais ele,se ele existisse eu faria de tudo pra encontrar com ele, esperaria cada minuto pra ele aparecer.Mas este desenho não é da minha época,eu nasci em 2000,mas eu gosto muito dele principalmente do Vingador adoro ele demaaaaaaaaaaaais!!! abraço

  17. pois é eu acho que o vingador é do mal , a une é do mal , o mestre dos magos é do mal.e as crianças estão mortas hehehe

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*