Nunca tinha ouvido falar em nanopops!

“Ei, acho que você já viu isso, em todo caso, aqui vai”. Essa frase é perfeita para ser dita ao cidadão antenado, que está sempre um passo a frente. Fico realmente lisonjeado em transmitir tal impressão para os amigos, entre eles a Ariett, ao mandar o link deste joguinho em flash, produzido pelo Globoesporte.com.

O negócio realmente é muito bom! São 48 jogadores de futebol de todos os tempos, representados através de pequenos desenhos feitos com pouquíssimos pixels, parecidos com aqueles antigos gifs de 16 cores. O jogo consiste em identificar cada um deles. Com a ajuda do Narazaki, consegui realizar a tarefa em alguns minutos. E só depois descobri a chamada da home: “teste os conhecimentos com NANOPOPS, a nova febre da Internet!”.

Nano pops? Nova febre? Como assim?

Depois de algumas consultas, cheguei a Craig Robinson, um simpático inglês que mora em Berlim. Seu não menos simpático site pessoal existe desde 1999, e segundo suas próprias palavras, seu trabalho de maior repercussão atende pelo nome de minipops.

“Esta é a parte mais famosa do Flip Flop Flyin, a que rendeu uma porção de reportagens em revistas e jornais por todo o mundo. Basicamente, são figuras de pessoas famosas em desenhos muito pequenos. Não parece algo impressionante, mas parece que as pessoas gostam”.

Não tem como não gostar. O resultado é realmente sensacional, de uma riqueza de detalhes impressionante. Tem mais de 800 minipops desenhados, dos mais variados personagens do mundo pop. Um trabalho que rendeu até um livro recheado de minipops.

Mas ainda não chegamos a tal “nova febre da Internet”. Talvez ela tenha começado quando algum gaiato espertalhão pegou emprestado os minipops de Craig Robinson e criou um arquivo em excel bem mequetrefe, reunindo bandas e artistas. Virou um quiz musical exatamente como o brinquedinho futebolístico do Globoesporte.com: faça o download e abra a planilha, escreva nos quadrinhos os nomes corretos e acumule acertos.

Assim, o tal arquivinho (semelhante a essa pagininha aqui) se espalhou como rastilho de pólvora. A essa altura, nenhum minipop era de ninguém, e as versões alternativas dos arquivos xls, com personagens dos anos 80 ou nomes de filmes (procure por eles no Google) eram geradas indiscriminadamente.

Talvez pela mesma razão inexplicável, essa brincadeira tenha virado nanopops – nome que também é usado por Craig Robinson para apresentar desenhos ainda menores (como aqueles homenzinhos feitos com uma bolinha e cinco tracinhos). André Marmota tem uma incrível habilidade: transforma-se de “homem de todas as vidas” a “uma lembrancinha aí” em poucas semanas. Quer saber mais?

Leia outros posts em Fique por dentro. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (15)

  1. Afff, eu adoro ser citada (afinal, você sabe que eu nasci para ser famosa e dar autógrafos)! Mas o que eu adorei mais foi: o blog dela tá devagar, mas é legal.

    Aahahahahahaa

  2. Pô! Só consegui 41.
    Diz aí: quem é o gremista (que eu jurava que era o Hugo de León), o gordinho do Boca Jr., o loirinho do Barcelona e o cara comemorando de braço aberto, o gordinho do lado do Kaká, o mascarado da Inter de Milão e o cara de monociclo?

  3. Como sábado não vou trabalhar, exceto em comentários nos links do meu blog e um texto sobre canções de amor e ódio do Bob Dylan já encomendado, passei aqui, onde o portal abriu, para desejar um bom dia de São Patrício.

    Tem um Simpsons bonitinho no YT. Estão em negociações “as we speak.”

    Beijos, tudo bem? ;P)) Tudo bem

  4. Nano Pops 2 tem na ultima linha o Francês Barthez, subindo na linha de cima Chilavert e Drogba, subindo Eusebio, subindo Oseas, na outra linha Obina, Batistuta e Raí….
    Por enquanto é isso mas tá muito confusso…

  5. Muito bons seus comentários, especialmente no gabarito. Eu já tinha conseguido, com o meu irmão, mas me identifiquei com as tuas dificuldades. Agora quero o gabarito do nano pops 2! Quanto ao texto, não é novidade os caras se apropriarem de idéias alheias como se fossem próprias.

  6. cara fiz todos os nomes quando cheguei nos 4 últimos a barra de rolagem não quis descer ! (nanopops 2 )

  7. agora tem o nanopops personalidades e artistas
    as respostas:

    Michael Jackson
    David Beckham
    Jô Soares
    Britney Spears
    Luciano Huck
    Angélica
    Ana Maria Braga
    Ana Paula Arósio
    Reinaldo Gianecchini

    Júnior
    Xuxa
    Preta Gil
    Juliana Paes
    Sandy
    Bono
    Claudia Raia
    Rodrigo Santoro
    Roberto Carlos

    Faustão
    Tom Cruise
    Madonna
    Brad Pitt
    Angelina Jolie
    Bruno Glagliasso (capitão américa)
    Beyoncé
    Sergio Loroza
    Pamela Anderson

    Justin Timberlake
    Paris Hilton
    Zeca Pagodinho
    Luciano Szafir
    Ivete Sangalo

  8. Fala meu camarada,

    O primeiro nano pops de futebol foi tranquilo !!

    O segundo realmente foi mais difícl, mas também detonei-o.

    Meu filho depois que leu seu blog, viu que o pai dele é realmente sinistro !!

    Como eu fiz tudo em mais ou menos 1 hora. Ele achou que era fácil…

    Jacozinho foi sinistro !!!

    Dasaev era meu goleiro do time de botão. A primeira copa que eu assiti foi de 82 e ele era o melhor goleiro do mundo na época.

    Em relação a Polônia, os únicos dois jogadores que conheço são o Lato e o Boniek – que nem você.

    Já o Ademir, primeiro achei que fosse o Danilo – do expresso da vitória. Por que a boca do boneco parecia um bigodinho. Depis que percebi que era uma boca, me lembrei que o apelido do Ademir era queixada…

    É isso aí. Mandou bem nos seu comentários

    abraços e sds tricolores
    Flavio “Flu” Waltz

  9. Muito legais estes nanopops! é bom ter alguém para ajudar na resolução; mas, quero corrigir uma erro na resolução do nanopops das celebridades do esporte: o tenista Bjorn Borg era “sueco” e não “alemão” como foi colocado. abraço, Marcelo

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*