Mais uma matéria sobre blogs!

Se você teve a oportunidade de abrir o caderno de informática da Folha de S. Paulo nesta quarta-feira, já sabe. Caso contrário, fique frio: a Folha Online já disponibilizou as cinco “retrancas”, que trazem informações básicas, mas necessárias para começar a fazer um blog. Vamos a elas!

A primeira parte é uma introdução. Explica o que é blog, mostra os primeiros passos para montar um e faz aquela tradicional ressalva: “… instrumento para quem tem – ou acredita ter – algo a dizer”. Isso é importante!

Virando a página, ou melhor, no clique seguinte, rápidas pinceladas em torno da interminável discussão: seriam os blogs um fenômeno, uma revolução, ou nada disso? Pessoalmente, acho que a mesma pergunta poderia ser aplicada de maneira global: a Internet é uma nova mídia, onde podemos criar novos modelos de negócio, ou é simplesmente um monte de computadores interligados? Enfim, creio que ainda são duas perguntas difíceis.

Mas voltando ao tema. Seguindo o preceito básico do jornalismo de “ouvir o outro lado”, temos um contraponto ao texto anterior na terceira parte. Aqui, todos acreditam que o blog é, sim, uma revolução. Além se ser muito fácil.

A reportagem termina com esta seleção, definida como os 50 blogs mais interessantes da web, e um passo-a-passo bem detalhado para quem quer dar o primeiro passo.

Apenas para não fugir do assunto: quer saber por que o Google comprou o Blogger? Achei este link no blog da minha quase-conterrânea Raquel.

André Marmota formou-se jornalismo e ainda estuda o tema na pós-graduação. Mas o que importa é ter saúde, não é mesmo? Quer saber mais?

Leia outros posts em Bloguiado. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (5)

  1. Oi.Os posts tematizam a mesma coisa. Só q o seu de forma mais informativa. O meu de forma completamente pessoal…Vc vai no Hopi né?ÊÊÊÊÊ…..Beijinhos carinhosos.

  2. Interessantíssimo!!! Agora eu entendo porque no google aparece tudo inclusive nossos blogues.Muito bom e informativo o post.Abração.

  3. Oiiiiiii… Muito interesante isso mas eles estão atrasados… :o) É verdade! Depois de mais de trocentos blogs soltos por aí tem blog até fazendo aniversário…Ah sem querer bati o olho nos seus links ao lado e vi que vc colocou o (morreu?) ao lado do blog da amanada (Kassa Vampiros)… O blog está vivo ainda só que “mudou” de endereço…É: http://www.kassavampiros.blogger.com.br ela só tirou o underline…Bjocassssssssssssssssssssssssssss(exagerei nas bjocas… ) :o)

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*