Em julho do ano passado, o mundo se curvou à beleza do Cristo Redentor, elegendo-o uma das novas sete maravilhas do mundo. Indignados com a possível escolha, os amigos Bá Assumpção, Bruno Vergueiro (publicitários) e Sérgio Campanelli (produtor musical) fizeram justiça com um dos monumentos mais ignorados e mal-falados do país.
Assim nasceu a campanha Vote Borba, em referência a indescritível estátua do bandeirante Borba Gato, na Avenida Santo Amaro. O “bagulho maravilha”, todo feito em ladrilho e pastilha, foi agraciado com um jingle e um vídeo sensacional, produzido pela Galeria Filmes e com a narração marcante do ator Paulo Cezar Pereio.
Borba Gato não era lá uma figura muito heróica. Acompanhou Fernão Dias e os bandeirantes em busca de riquezas; conheceu muitas índias, ajudando a povoar o estado de São Paulo; matou o fidalgo D. Rodrigo de Castel Blanco e fugiu para o sertão, onde passou longos anos até ser perdoado, fortalecendo a histórica impunidade brasileira. ajudou a povoar o país. Finalmente descobriu ouro em Minas Gerais, onde enriqueceu e morreu, com quase noventa anos.
Mas enfim, quem consegue lembrar dessa história diante do monumento que se ergueu na capital paulista? Vou mais longe: conheço pelo menos dois amigos que já indicaram o glorioso Borba como uma das principais atrações paulistanas.
Um deles é Lello Lopes, que decidiu ir além da simples recomendação e tratou de colocar Borba Gato em seu devido lugar. Reproduzo aqui o manifesto inaugural da campanha: Leve o Borba Gato para a Avenida Paulista:
“São Paulo não pode mais esconder as suas virtudes. Chegou a hora de enfrentar o seu destino como principal pólo turístico do Brasil. Para isso, a cidade precisar dar mais brilho ao seu grande marco, a belíssima estátua de Borba Gato, o Bagulho Maravilha.
Escondido nos cafundós de Santo Amaro, o nosso querido Borba é ignorado pelo grande público. Assim, está lançada a campanha Leve o Borba Gato para a Avenida Paulista. Ali, na esquina com a Consolação, ele seria de fato o grande guardião de todos os paulistanos.
Um exemplo de sucesso aconteceu em Paris, quando os franceses colocaram o Arco do Triunfo no meio da Champs-Élysées. Acontecerá a mesma coisa com São Paulo quando o Borba fora para a principal avenida da cidade.
Por isso, chegou a hora da sociedade se organizar e convencer as autoridades competentes de que o lugar do Borba é realmente na Paulista.
Pois eu já estou lá. E o Trotta também. Vamos?
Credo, que mal gosto.
Que deu em você???? Quanto bebeu???
Tem certeza que está bem? Precisa de ajuda? Já mediu a febre?? Quer que eu chame um médico, um psiquiatra? Qualquer coisa, eu to por aqui, chame se precisar…
Eba, ganhei link! Huahuahua!
(comentário padrão Trotta)
Pô, que ninja, vc fez a montagem que eu ia fazer, hehehe! Logo esse movimento vai ganhar o país. Quiçá, o mundo.
Unidos deixaremos o Borba em seu devido lugar. Da-lhe Borba!!!
Hahahaha, eu, hein… Só faltava mesmo o Borba Gato na Paulista para São Paulo – que agora até que começa a ficar menos feiosa – tornar-se absolutamente insuportável. Éca!
😛
Como já comentei no blog do Trotta, prefiro deixar o Borba no lugar dele mesmo.
Deus do céu!!! Meda….
Eu também apoio essa campanha.
marmota, são paulo ia ficar com cara de cidadezinha do interior com esse cara na paulista. tipo bem vindo. e ele tem uma cara de macho desgraçada! há há!
lembra de mim? a mônica.
bj.