Estrelas e cometas

A pernambucana Luciana Lemos é uma espécie de “spammer” do bem: basta encontrar um livro de visitas ou algo do gênero para registrar sua mensagem. Neste fim de semana, a Luciana encontrou dois posts antigos do MMM e colocou, no espaço dos comentários, o texto que reproduzo abaixo.

Intitulado Cometas e Estrelas, cuja autoria é dada para Reinilson Câmara, poderia ser confundido com um post da série “vale a pena ver isso de novo”, já que a Luciana o espalhou pelos quatro cantos… Nada contra, até porque a reflexão proposta é bastante interessante.

Há pessoas estrelas;

Há pessoas cometas.

Os cometas passam. Apenas são lembrados pelas datas que passam e retornam.

As estrelas permanecem. Os cometas desaparecem. Há muita gente cometa.

Passam pela vida da gente apenas por instantes, gente que não prende ninguém e a ninguém se prende. Gente sem amigos. Gente que passa pela vida sem iluminar, sem aquecer, sem marcar presença. Há muita gente cometa. Assim são muitos e muitos artistas. Brilham apenas por instantes nos palcos da vida.

E com a mesma rapidez com que aparecem, também desaparecem.

Assim são muitos reis e rainhas de todos os tipos. Reis de nações, rainhas de clubes ou concurso de beleza. Assim rapazes e moças que se enamoram e se deixam com a maior facilidade. Assim são pessoas que vivem numa mesma família e que passam pelo outro sem serem presença. Importante é ser estrela.

Estar presente. Marcar presença. Estar junto. Ser luz. Ser calor. Ser vida.

Amigo é estrela. Podem passar os anos, podem surgir distâncias, mas a marca fica no coração. Coração que não quer enamorar-se de cometas que apenas atraem olhares passageiros. E muitos são cometas por um momento. Passam, a gente bate palma e desaparecem. Ser cometa é não ser amigo. É ser companheiro por instantes. É explorar sentimentos. É ser aproveitador das pessoas e das situações.

É fazer acreditar e desacreditar ao mesmo tempo. A solidão de muitas pessoas é conseqüência de que não podem contar com ninguém. A solidão é resultado de uma vida cometa. Ninguém fica. Todos passam. E a gente também passa pelos outros.

Há necessidade de criar um mundo de estrelas. Todos os dias poder vê-las e senti-las.

Todos os dias poder contar com elas. Todos os dias ver sua luz e calor. Assim são os amigos. Estrelas na vida da gente. Pode-se contar com eles. Eles são uma presença.

São aragem nos momentos de tensão. São luz nos momentos escuros. São pão nos momentos de fraqueza. São segurança nos momentos de desânimo.

Olhando os cometas é bom não sentir-se como eles. Nem desejar prender-se em sua cauda. Olhando os cometas é bom sentir-se estrela. Marcar presença. Ter vivido e construído uma história pessoal. Ter sido luz para muitos amigos. Ter sido calor para muitos amigos. Ter sido calor para muitos corações. Ser estrela neste mundo passageiro, neste mundo cheio de pessoas cometas, é um desafio, mas acima de tudo uma recompensa. É nascer e ter vivido e não apenas existido.

Olhando por esse prisma, quem é que não quer ser estrela?

André Marmota pode perder um grande amor, um amigo de longa data ou uma oportunidade de trabalho... Mas não perde a piada infame. Quer saber mais?

Leia outros posts em Alô Marmota. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (9)

  1. Por ser de tamanha importancia venho lhe dizer que deixarei de te visitar!

    Meu Netscape não gostou do seu novo layout e por isso ele não abre direito. Gostaria muito de poder usar o IE, mas uso linux.

    Dê uma olhadinha, se tá rolando com o Netscape vai rolar com o Opera, Mozilla…

  2. Esse negócio de ser estrela lembra antigas propagandas do All Star.

    Eu prefiro ser um cometa.

    Sem querer soar auto viação, claro.

  3. Esse texto é lindo cara e Reinilson Câmara é o bicho. Como ele escreve coisas lindas. Adorei!!!!!! Este País precisa de mais gente estrela.

  4. Que texto maravilhoso…Que bela reflexão…Já tinha ouvido falar deste escritor, mas este texto é fantástico.A D O R E I !!!!!!!

  5. Sensacional!!!Vou passar para os meus colegas de sala de aula. É exatamente o texto que eatava precisando. É mais que demais!!!Maravilhoso.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*