Como organizar a blogosfera? Com BlogBlogs?

Sabem quantos blogs estão espalhados por aí? Cinquenta milhões. Tudo bem, a grande maioria deles é feita para se auto-destruir em instantes, ou não conseguem acrescentar muito. Ainda assim, é muita gente jogando garrafas com bilhetes diversos, que se perdem num mar interminável de dados – isso quando as garrafas não são substituídas por panelas.

E acredite: no meio de tanta coisa, tem muita gente boa, com idéias relevantes. Só para ficar com um ou dois que costumam relacionar tecnologia e web com a nossa vidinha cotidiana: o Henrique Costa Pereira, o Bruno Alves, o Carlos Cardoso e os caras do Meio Bit… Pronto, já são quatro.

A grande pergunta que surgiu diante dessa avalanche de informações: quem vai conseguir absorver tudo isso? Felizmente, a “gente boa” que eu dizia refez a questão fundamental e tratou de respondê-la: como vamos conseguir organizar tudo isso?

A primeira tentativa de relacionar idéias similares veio com os trackbacks – um negócio que com certeza muita gente não conhece. Então surgiu uma ferramenta parruda com esse propósito: o Technorati. Começa indexando todos os blogs que conhece – o que também permite saber quem está linkando quem. Para facilitar a relação entre assuntos (o “quem está falando sobre quem”).

Mas a bagaça vai além: o Technorati foi um dos primeiros sites a estimular uma das mais populares formas de rotular conteúdo: as tags, e tudo que surge a partir desse conceito (como as “tag clouds”). A Folha Online e o Link Estadão esmiuçaram esse tema recentemente, vá ver.

Antes de prosseguir, eu pergunto a você, blogueiro: em algum momento você realmente se preocupou com essas coisas? A resposta mais provável é “de jeito nenhum, criei meu blog para atender as minhas necessidades e não tenho a menor vontade de entender essas coisas todas para me integrar ao sistema”. Pois é, lamento informar que não há tecnologia capaz de criar vontade ou motivar pessoas.

Pois bem. De um mês pra cá, um burburinho novo parece ter conseguido despertar pessoas e movimentá-las em uma comunidade nova – ainda que continuem sem entender bem as razões… Talvez com a mesma motivação narcisista do Orkut, enfim. Mas o BlogBlogs, iniciativa que tirou horas de sono do Manoel Lemos e que já está sendo definido como “o Technorati brasileiro”, não deixa de ser uma idéia muito bacana. Não apenas para reunir blogs e quem está por trás deles, mas especialmente organizar (ao menos em parte) essa bagunça toda.

A grande sacada do BlogBlogs para outros diretórios de blogs está na comunidade. Enquanto todos os similares apenas juntam blogs num catálogo mequetrefe e um mecanismo de busca chinfrim, o BlogBlogs permite a cada um criar sua própria lista de blogs favoritos – mesmo aqueles que não estão lá, basta cadastrá-lo no sistema. Todos os blogs e blogueiros podem ser listados por ordem alfabética, quantidade de cliques, tags diversas ou mesmo por um ranking interno do sistema.

Barulho já tem, pelo visto: já existem mais de 85 mil blogs cadastrados, e umas 300 pessoas já citaram o brinquedinho em seus blogs – bom, tive que usar o Technorati pra saber disso, já que o BlogBlogs ainda não permite saber quais são os assuntos mais comentados do dia, por exemplo. Mas é questão de tempo. Veja lá o meu cadastro, aproveite para fazer o seu e fique ligado em mais essa tentativa interessante em botar ordem na blogosfera.

André Marmota formou-se jornalismo e ainda estuda o tema na pós-graduação. Mas o que importa é ter saúde, não é mesmo? Quer saber mais?

Leia outros posts em Bloguiado. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (8)

  1. Chefe, agradeço a citação, pra ser perfeita meu nome poderia linkar para meu site, ou o da Luciana Vendramini, mas não para um popunder do Mercado Livre. Faça as honras… ;)

  2. é bacana. eu faço parte daqueles sem vontade de entender a tal blogesfera, filosofia da vaca pra ela. rss
    mas me cadastrei por lá, coloquei meu blog, vamos ver o que é isso né. rss

  3. Vou me cadastrar já. Tinha ouvido “en passant” sobre esse BlogBlogs, mas agora que recebeu o selo de qualidade do Marmota, sinto-me na obrigação de ir cadastrar-me.

  4. Ola Marmota… muito joia seu post. Pois é, o BlogBlogs esta ai para tentar ajudar um pouco esta coisa da blogosfera brasileira de maneira bem democrática. Infelizmente não tenho todo o tempo que eu queira para melhorar ele na velocidade que eu gostaria, ainda mais agora com tantas idéias/críticas/sugestões que estou recebendo. Mas vamos lá, de vagar e sempre. Pensei mesmo que algo de comunidade e blogdex seria interessante, pois precisamos disseminar mais a cultura do blog legal aqui no Brasil e acho que a comunidade tem um apelo legal por aqui. Pode esperar mais e mais funcionalidades vindo por ai. Normalmente nos finais de semana, quando sobre mais tempo, também tenho trabalhado muito para não deixar a peteca cair. Tivemos uns problemas ai no final de semana passada, mas acredito que estaremos preparados para crescer.
    []s Mané

  5. Obrigado pela citação. Esperamos continuar surpreendendo com conteúdo de qualidade e relevante.
    O Blogblogs usa uma plataforma relativamente nova e que anda dando o que falar. Mas deixo o Manoel explicar quando der na telha.
    Abraço,
    Um dos caras do Meiobit. :-)

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*