Como blogs me ajudaram a descobrir a musiquinha da Claro

Talvez você não se lembre – e tem gente que nem imagina – como era a nossa vida musical sem a Internet. Para capturar uma música bacana e ouvi-la repetidas vezes, era preciso contar com uma matriz compatível com o 3 e 1: um LP ou cassete. Ou ainda um processo complexo envolvendo a tecla pause, usado por mim e pela Clarissa por muito tempo: dependia da boa vontade de sua rádio preferida, do silêncio do locutor e da transmissão FM sem chiados. Nos dois exemplos, quem desempenhava o papel de dispositivo de armazenagem era a fita virgem. O resultado era sempre horrendo, mas não havia outro jeito.

Esse martírio deu lugar a uma série de milagres espetaculares. Foi assim esses dias, quando vi pela primeira vez uma propaganda da Claro – aquele em que bolinhas vermelhas saem de um telefone e cada vez mais pessoas se juntam, seguindo-as. Ao fundo, uma música muito legal que, se minha memória não falha, toca em Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças: um coral de vozes em harmonia com violinos, flautas e um ritmo intensamente gostoso de ouvir. Uma canção tocante.

A dúvida é inevitável: que música é essa? Existem muitas formas de buscar respostas. A mais cômoda, e usada pela maioria dos internautas-padrão, é botar duas ou três palavrinhas no Google e encontrar a primeira página sobre “músicas de comerciais” – como este, do euPodo. Mesmo que o texto não resolva seu problema, pra quê pensar e procurar mais, se algum idiota pode fazer esse trabalho? É só escrever um comentário assim: “gostaria de saber o nome daquela música que toca no comercial da Claro. No aguardo, agradeço”.

Como eu sei que você, assim como eu, jamais seria tão ridicularmente preguiçoso assim, vamos à dica certeira, especialmente quando não se sabe nada sobre a canção. Alex Castro ensina: decore algumas boas palavras da música e jogue no Google. Acrescentando “cifra” (músicas nacionais) ou “lyrics” (internacionais) na busca, os resultados virão mais facilmente. No meu caso, escolhi algo como “just follow day reach for the sun”.

Veio a resposta que precisava: The Polyphonic Spree – Light And Day. Bingo! Hora de saber mais sobre a banda, que não conhecia. Caí no Dudu Tomaselli, que às vésperas do lançamento do novo álbum, rabiscou algumas linhas: o grupo, de Dallas, reúne 23 músicos. E teve outra música, Follow the Day, num comercial da Wolkswagen.

Encontrei logo depois o texto perfeito sobre o tema, no Bicho de Goiaba. Além do clipe da música, o autor do texto (um dos membros da trupe) revela ainda que sempre sonhou em fazer um comercial como este, produzido pela Almap. Bacana!

Mas a saga não precisa acabar aqui. Com toda informação na mão, é hora de “capturar a música”. Para fazer a coisa certa, sem sair do computador, é preciso entrar numa loja virtual e comprar a música ou o CD todo. O primeiro impulso da maioria, no entanto, recai nas populares redes p2p – afinal, uma musiquinha baixada ali não vai mudar a cotação do dólar.

Mas dá para ir mais longe, usando apenas o Google (sempre ele). Desta vez, quem ensina é o Daniel Santos: uma busca usando intitle:”index.of” traz apenas aqueles diretórios que não possuem um arquivo índice, exibindo uma página semelhante ao Windows Explorer, por exemplo. Belo jeito de encontrar qualquer tipo de arquivo para baixar!

Para ninguém me acusar de “pirata”, não vou dizer se consegui incluir Light And Day, do The Polyphonic Spree, no meu mp3 player. Se você tentar, talvez descubra a resposta.

André Marmota formou-se jornalismo e ainda estuda o tema na pós-graduação. Mas o que importa é ter saúde, não é mesmo? Quer saber mais?

Leia outros posts em Faça fazendo. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (14)

  1. Excelente post. E ainda por cima me fez recordar das inumeras fitas k7 que tinha no meu quarto. Quando as musicas “saíam de moda” e dinheiro faltava, gravava por cima, mesmo. Vou escrever sobre isso no meu blog e linko para o céu. Valeu!

  2. É uma ingenuidade minha, mas eu deveria saber que eu não sou o único que usa o Google para descobrir o nome das músicas a serem baixadas.

    O que eu não sabia é que eu não era o único a achar bonitinha a música do comercial da Claro.

  3. Tinha uma música que tocava num comercial do Omo que era muito legal. Tentei pesquisar, mas não achei nada – a frase era muito comum. Nem lembro mais como era.

    Mas lá pelos idos de 2003 (eu tinha 15 anos), quando só tinha internet discada, e baixar 1 (uma!) música pelo iMesh usando o Windows 98 era um acontecimento de grandes proporções, eu fui atrás da música do Housemartins, a Building. Não sabia o nome da banda nem da música, só o refrão “papapapapel”. Digitei isso no Google e fui parar no blog do Inagaki. Foi o primeiro blog bom que vi na vida (antes, só aquelas bizarrices miguxêsticas). Depois do blog dele, caí direto no seu.

    Bons tempos…

  4. Já que o assunto é celular também, tem um lançamento da Motorola, o Rokr E2 que “captura” a música que você está ouvindo e informa o nome da banda e da música.

  5. Que legal!! Achei que só eu fosse ninja em achar músicas de comerciais. Na verdade, não há música que eu não ache. Depois e encontrar a trilha de um filme raríssimo de 1979, não duvido de mais nada.
    Mas quando me aperto… http://www.buscamp3.com.br. No fórum musical de lá as pessoas perguntam os nomes das músicas e sempre tem alguém que sabe.

    Ah, tb curto muito Light and Day xD e me considero feliz por ter essa facilidade em encontrar as músicas que eu quero. Era uma tortura ter que ficar gravando em LP antigamente e para se conseguir uma letra ou um clipe era praticamente impossível.
    Hoje, em 2 minutos já estamos com a música.. quem diria?!

  6. Blza… otimo post… concordo com tudo o que vc disse, mas se por exemplo a busca é para saber quem é a garota da propaganda??? ai fica mais dificil neh?? Eu mesmo ainda nao encontrei… Sera que tinha como você me dar uma forcinha?? me dando umas dicas de como procurar nesse caso??

  7. Eu já conhecia essa música quando vi o comercial da claro, só não lembrava onde tinha ouvido.
    Depois me lembrei q baixei o cd do filme ‘Eternal Sunshine of the Spotless Mind’ e q tinha ouvido essa música e outras tantas tão boas quanto, contidas nesse album.
    Assumo q pego música na internt.
    Talvez quando o CD das minhas bandas favoritas não custarem mais 30, 40, 50 reais, eu volte a comprar nas lojas.
    Enquanto isso, baixo gratuitamente.

    Viva as Mp3 hehehe
    Beijos.

    ps: dá uma força pra galera e diponilibiza o link de onde vc pegou a música. (pq eu sei q vc baixou hehehe)

  8. Amigo, fica a minha dica aqui: Existe um programa chamado “Tunatic”, ele é freeware e procura a música que está tocando no computador em todo o acervo do iTunes, Amazon através das ondas de som. Se você tem o vídeo, é só ligar o Tunatic e mandar procurar, ele te dá o nome da música e o autor em um minuto. Procura no Google por “Tunatic”, é muito legal mesmo, e SUPER-LEVE.

  9. nossa fantastico esse topico ai…
    é realmente muito proveitoso (ainda mais q eu estava procurando uma musica q ta justamente aii em cima com nome e banda!!!! :)-)
    poxa mas os blogs nao ajudam so p/ as musicas q tocam ma radio
    ja cansei de baixar musicas de filmes tb q so da pra saber o nome em um desses blog super bem informados
    vlw msm pessoal ou seja la qm for o dono do blog….

    me ajudou mt
    bjxsz

  10. Cra eu gostaria muito de saber como é o nome daquela música que toca no novo comercila da Claro , aquele que fica falando : Escolha… ta bom se algém souber por favor me diga estou querendu muito essa música!
    obrigada

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*