Como afugentar seus visitantes

“Que mané celebridade, eu não sou nada disso! Quero é paz sossego!”. É assim que você se sente toda vez que seu blog aparece entre os “mais mais” da rede e, de sopetão, aparecem toneladas de mensagens do tipo “ki bunitinhu, vem vê u meu!”? Não se desespere: seguem algumas dicas preciosas para desestimular qualquer incauto que resolva cair em seu site. Testado e aprovado aqui no MMM:

– O primeiro passo é ignorar a pergunta básica: “o que quero com isso?”. Você não precisa saber. Apenas comece a escrever, dando preferência aos primeiros verbetes oriundos de seus espasmos mentais. Algo como “puxa vida, hoje estou sem inspiração nenhuma, nem sei por onde começar…” é de grande valia.

– A premissa de um internauta é buscar conteúdo, informação. Pois faça-o encontrar muita! Com um pouco de tempo, é possível jogar no ar várias cascatas por dia: letras de músicas, e-mails engraçadinhos, fotos curiosas (mesmo com 500kb), notícias inteiras… Ou mesmo parágrafos intermináveis do mais autêntico papo-cabeça.

– Está faltando tempo? Não se desespere. O método acima possui uma variante ainda mais próxima da perfeição: junte todos os assuntos que conseguir num único texto, separado em pílulas. Mas não abuse: use no máximo dois temas não-intercambiáveis por parágrafo, para não ficar muito confuso.

– “O tempo é precioso para quem está online: seja um mestre na arte de cortar palavras”. O autor deste impropério nem faz idéia do seu talento literário. Não dê bola pra essa balela e capriche nos detalhes minuciosos. Não faz mal que seu texto sobre aquele fato corriqueiro desta manhã tenha seis mil caracteres, tenho certeza que seus leitores fiéis nem vão ligar. Inclusive farão questão de imprimir tudo para ler no banheiro!

– Mas nada disso vai funcionar se você dispor todas as suas preciosidades de qualquer jeito. Você precisa de um leiaute bem criativo, que chame a atenção. Imagens piscantes, muitas cores, tabelas e scripts diversos são perfeitos. Com algum conhecimento extra, dá até pra incluir uma janela pop-up, bastante útil para mensagens como “recomendamos Internet Explorer e banda larga”.

– Sabemos que todo o seu conteúdo é imprescindível, por isso atente para a organização. Utilize o conhecido método “penteadeira de puta”: crie links para seus textos e sites preferidos em linhas e colunas ao redor da sua última atualização. Se sobrar algum espaço sem precisar rolar a página, é interessante informar onde está a última atualização. De repente, dá até pra colocar o seu nome e o nome do site ali.

Nem é preciso executar todas as manobras acima para se tornar o avesso do sucesso: com pouco esforço, suas estatísticas de visitantes e comentários podem cair tanto quanto a qualidade do seu espaço. Vai por mim!

(Postado em 28/03/2004)

André Marmota acredita em um futuro com blogs atualizados, livros impressos, videolocadoras, amores sinceros, entre outros anacronismos. Quer saber mais?

Leia outros posts em Faça fazendo. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (11)

  1. Eu passei por isso qndo estive no Blog Of Notes, bahhh, cada mensagem que tive, e o pior é que os que deixam as mensagens mais legais, são os que não voltam, agora os pentelhos fazem questão de estar presentes…

    Abraços!

  2. Eu passei por isso qndo estive no Blog Of Notes, bahhh, cada mensagem que tive, e o pior é que os que deixam as mensagens mais legais, são os que não voltam, agora os pentelhos fazem questão de estar presentes…

    Abraços!

  3. Eu passei por isso qndo estive no Blog Of Notes, bahhh, cada mensagem que tive, e o pior é que os que deixam as mensagens mais legais, são os que não voltam, agora os pentelhos fazem questão de estar presentes…

    Abraços!

  4. Eu passei por isso qndo estive no Blog Of Notes, bahhh, cada mensagem que tive, e o pior é que os que deixam as mensagens mais legais, são os que não voltam, agora os pentelhos fazem questão de estar presentes…

    Abraços!

  5. Eu passei por isso qndo estive no Blog Of Notes, bahhh, cada mensagem que tive, e o pior é que os que deixam as mensagens mais legais, são os que não voltam, agora os pentelhos fazem questão de estar presentes…

    Abraços!

  6. Eu passei por isso qndo estive no Blog Of Notes, bahhh, cada mensagem que tive, e o pior é que os que deixam as mensagens mais legais, são os que não voltam, agora os pentelhos fazem questão de estar presentes…

    Abraços!

  7. Eu passei por isso qndo estive no Blog Of Notes, bahhh, cada mensagem que tive, e o pior é que os que deixam as mensagens mais legais, são os que não voltam, agora os pentelhos fazem questão de estar presentes…

    Abraços!

  8. Eu passei por isso qndo estive no Blog Of Notes, bahhh, cada mensagem que tive, e o pior é que os que deixam as mensagens mais legais, são os que não voltam, agora os pentelhos fazem questão de estar presentes…

    Abraços!

  9. Eu estou tentando… eu estou tentando… mas não consigo. Mesmo seguindo quase todas as dicas acima, 60 incautos por dia ainda estão indo encalhar lá no meu blog. É tudo culpa do Google, acho… :D

    Será que, se eu começar a xingar os visitantes eles vão embora?
    hehehehhehehehe

    Abraços do Verde.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*