Carrossel da Champions League

Bonn (Alemanha) Eram pouco mais de onze da noite em Bad Godesberg, sul de Bonn, quando saí de um barzinho bacana em frente ao Kinopolis, próximo a Theaterplatz. Objetivo: acompanhar a rodada da Copa dos Campeoes da Europa, a Champions League.

Posso imaginar que, por aí, a Errei de TV transmitiu Real Madrid e Rosemborg, e as duas ESPN optaram por alguma partida importante, como Milan x PSV. Aqui, apenas os assinantes da Premiere podem acompanhar a rodada – e de um jeito que poucos brasileiros se acostumariam: o carrossel.

Algo semelhante já foi tentado em 2003 pela rádio CBN: nao havia um “jogo comando”, mas sim um narrador e equipe em cada partida. Um ancora se responsabilizava em chamar um ou outro jogo, além de comentaristas que analisavam a situacao do campeonato em tempo real. Nao deu certo, tanto que a emissora se rendeu ao gusto da populacao.

Pois o Premiere alemao abusa do carrossel, chamado aqui de conferencia. A equipe principal – o repórter de jogo (especie de narrador mas sem o ufanismo do Galvao) divide espaco com o repórter do vestiario, que so aparece diante do display de propaganda para as entrevistas, em uma espécie de “jogo comando”, o mais importante para o país – no caso, Schalke 04 e Fenerbahce.

As demais partidas contam com apenas um “narrador-reporter-comentarista”, que contextualiza a partida ao ser chamado, narra alguns lances e passa a bola para o jogo seguinte. A sequencia é quebrada em casos extremos, como um gol ou cartao vermelho. Para quem se interessa por um panorama complete da competicao, é perfeito: foi possível ver lances do Milan e do Lyon, os gols do Real Madrid e do Porto, além da eletrizante movimentacao em Istambul.

Mas para quem torce deve se sentir um pouco frustrado por ver seu time atacando e, de repente, ser surpreendido por Glasgow Rangers e Artmedia. Tudo bem, deu para vibrar com a jogada de Robinho no gol do Raul, o segundo do Real, enquanto nossos amigos das ex-colonias portuguesas comemoravam os gols do Porto sobre a Inter de Milao. Durante boa parte do tempo, no entanto, as imagens eram de Schalke e Fenerbahce – alegria e tristeza alternada de um alegre e solitário torcedor alemao no barzinho, a cada vez que o narrador gritava “gol em Istambul”.

E voce, prefere acompanhar um único jogo ou nao se importaria com o carrossel?

O outono em Bonn é uma das coisas mais deslumbrantes. As copas das árvores formam um longo manto multicor pelas avenidas, e as calcadas estao entupidas de folhas amareladas, proporcionando efeitos visuais inesquecíveis a quem sente o vento frio e os poucos raios de sol. Incluindo um passeio pelo Rio Reno logo no primeiro domingo, entre outras aventuras (e poucas horas de sono) nos primeiros dias, nao posso me queixar: a experiencia é bárbara.

E assim que tiver tempo, volto a rabiscar parágrafos enquanto me preocupo com o cronometro do cybercafe, perdido dentro da estacao Bad Godesberg Banhoff do U-Bahn, o metro da cidade. Propriedade de uma trupe de iraquianos – fizemos amizade com eles, na esperanca de sermos poupados em caso de algum atentado ou algo do genero.

Comentários em blogs: ainda existem? (10)

  1. Carrossel? Tá de brincadeira né? Imagina aguentar um Corinthians X São Paulo e a imagem ficar pulando toda hora. Não tem coração que aguente.

  2. Desculpa, mas estou testando seu sistema… Esotu notando que a maioria dos blogs tem a falha de XSS em lugares não verificados… se aparecer uma msg dizendo oi, então o seu blog tbm está vulnerável… qualquer coisa me procure

  3. ããããhhhnnnn… acho que eu não consegui entender direito como funciona… O jogo “A” entra do nada no meio do jogo “B”, com o risco de ainda aparecer um jogo “C”???

    Se for isso, tô fora!

    Abraço!!

  4. Prefiro a transmissão de um jogo só, sem essa história de carrossel (gosto da “bolinha” da Globo).

    Só uma correção: Nessa semana, a Rede TV! não pôde fazer a transmissão da Liga dos Campeões, devido a uma briga judicial.

  5. É, vc certamente escreve mais rápido do que eu! Nunca que caberia um texto assim, grande e bem escrito, num cronômetro de cybercafé… não pra mim!

  6. Falestúpido!
    Esse carrocel aí não é parecido com o que a Globo fez na rodada final do Brasileiro de… 2002 (se não me engano). Foi aquela rodada em que o Dunga salvou o Inter do rebaixamento com um gol contra o Parmera aos 45 do 2º tempo.

    E aí, já aprendeu como se fala “o cachorrinho tem telefone” em alemão?

  7. Bom, pior que esse carrossel só o esquema de transmissão de jogos na Itália que não passa NENHUMA imagem das partidas!!!!
    Abs!

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*