Blog dando lucro?

Deixo a pergunta no ar após conferir esta matéria da Associated Press, publicada na Folha Online, sobre o “drama” dos blogueiros norte-americanos envolvidos com as eleições presidenciais: nem sua popularidade é suficiente para dar-lhe algum lucro.

Mas desde quando blog deveria ter algum retorno financeiro?

Concordo com você: existem por aí alguns alexandres que mereceriam abraçar a profissão “blogueiro” e receber o salário que fizesse jus. Mas mesmo eles acham (acho eu) que o “lucro” aparece sob a forma de presença na web. Ao promover idéias, estimular a participação de seus visitantes e popularizar essa ferramenta democrática, os blogueiros ditos “populares” podem não aumentar os dividendos, mas conseguem subir com sua reputação.

O que, convenhamos, já pode ser considerado muito diante do panorama atual: com exceção dos pornôs, não existem sites de conteúdo que se paguem sozinhos. Mesmo aqueles que mantém áreas “exclusivas para assinantes” ainda não descobriram a mina de ouro. Até porque, boa parte desse “conteúdo exclusivo” pode ser encontrado em outros sites.

Por enquanto, a única maneira comprovada para ganhar dinheiro com seu blog é usar seu talento blogueiro fora do ambiente virtual: transforme-o em livro, coluna de jornal ou revista, mão-de-obra para terceiros, enfim.

André Marmota é professor universitário e ouvinte frequente da pergunta “mas e além disso, você também trabalha?”. Quer saber mais?

Leia outros posts em Bloguiado. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (6)

  1. Realmente, como eu sempre digo, fama e reconhecimento pelo blog eu já tenho de sobra. Só não consigo ganhar dinheiro com ele!

    O outro Alexandre, o Soares Silva, participou do livro-coletânea do Wunderblogs. Imagino que tenha tirado alguns trocados com a publicação de seus textos em meio impresso.

  2. Hahaha… Eu iria ganhar dindin com meu blog só se ele servisse como exemplo de “não faça um blog assim”. brincadeira… No começo até tinha idéias para meu bloguito, mas, aconteceram tantas coisas… Desanimei! Desisti de colocar minhas idéias em prática…
    Ainda bem que tem blogs como o seu que ajudam a salvar a reputação do mundo blogueiro.
    Bjocassss…

  3. Vejo duas possibilidades para os blogs, prazer ou campo de provas. Se o camarada usa como campo de provas e acha que chegou a um limite, o jeito é partir para outra mídia. Como fonte de renda, blog é bug.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*