Ameaça vermelha no elevador

Hoje, na saída para o almoço, caí na real: o país respira as eleições deste domingo. A calçada da Avenida Paulista virou comitê eleitoral: barracas, panfletos, carros de som… Até um fabricante de preservativos (?) aproveitou o movimento e se instalou – aqui a piada pronta e já batida: prepare a camisinha, já que vamos nos f…

Antes de pisar na calçada, o assunto pintou no elevador. Um senhor muito simpático, com pinta de assessor de candidato, compartilhou a viagem ao térreo com uma das tias da limpeza e comigo.

– A senhora vai votar em quem? – perguntou o homem.
– Ai, moço… Ainda não sei.
– A senhora tem cara de que vai votar no Lula…

Sem responder ao rapaz, a tia desceu no meio do trajeto.

– E você, em quem vai votar?
– Eu?
– É. Já escolheu seu candidato?

Não resisti e respondi.

– Vou votar no Levy Aerotrem Fidélix. Rumo à vitória!
– Ah!!! É gozação sua, né?

Concluí que, se o sujeito é algum assessor, definitivamente não é do PRTB. Claro, esclareci a brincadeira e revelei minha intenção de digitar 13 de ponta a ponta na urna. Um pouco mais sério, passou a mostrar um ar de preocupação.

– Olha, estou preocupado com o nosso futuro. Se ele vencer, acho que o ano que vem será horrível…
– O que é isso, meu senhor. quanto pessimismo!
– Mas é verdade. Pessoalmente, acho que a melhor opção seria o Serra.
– Bom, se o senhor estiver enxergando apenas essa ótica global-capitalista que tomou conta do noticiário…
– Mas é claro que estou! Ou você não acredita que, se as portas lá fora se fecharem, a coisa não vai ficar preta?

Por um instante, tive uma imensa vontade de responder ao cara que o tempo dos pais dele, quando espalhavam a história de que “os sujeitos de vermelho comiam criancinha”, já acabou. Mas eu sou um sujeito educado.

– Olha, se ficar preta, eu começo a criar galinhas e plantar uma hortinha nos fundos de casa. Ao menos não passo fome.
– É… Aí é uma boa… – desconversou, antes de descer do elevador.

Apenas para encerrar: na volta do almoço, a caminho da recepção, esbarrei (mesmo) com a dupla Enéas e Havanir, que faziam sei lá o quê na Paulista 900. Só ouvi o burburinho de algumas meninas do Objetivo: “Vou votar em vocês!!!”.

Pessoalmente, não temo a tal “ameaça vermelha”. Mas se é para ter medo de alguma coisa, que seja dessa dupla assustadora…

André Marmota acredita em um futuro com blogs atualizados, livros impressos, videolocadoras, amores sinceros, entre outros anacronismos. Quer saber mais?

Leia outros posts em Plantão Marmota. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (4)

  1. Existe uma mídia que não permite que haja renovação nesse pais precoce de democracia. E ainda tem gringo que quer mandar no pais manipulando a porra do dólar e fazendo esse pseudo- entendidos (um dos meus chefes por exemplo) se arrepiar de ouvir falar no LULA

  2. Não vamos nos arrepender de votar no LULA !eu sou de Porto Alegre temos a prefeitura no poder do PT há 14 anos rumos aos 16 quem sabe 20 anos! no governo do estado houve uma variação mas o atual é nosso! sigam o exemplo da raça garra e alma dos gaúchos na hora de votar!

  3. Puta que foda votar no Lula é suicidio…Vcs viram o debate ontem o cara se bobear nao sabe nem onde mora… vamos acordar Brasil e não votar no Lula… Temos que ficar revoltados sim pela bosta que esses políticos fazem nesse país mas vamos mostrar nossa revolta de outra maneira e nao nas urnas…um pequeno detalhe: minha cidade é comandada pelo PT e ficou uma verdadeira merda.PELO AMOR DE DEUS NAO VOTEM NO LULA.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*