A agenda setting da web

Quem estudou jornalismo na Cásper – ou mesmo quem já leu, por algum motivo, o livro Ética na Comunicação, do professor Clóvis de Barros Filho, deve ter visto o termo agenda setting. Resumidamente, é uma teoria que demonstra a influência da mídia na sociedade através dos assuntos mais frequentes nos meios de comunicação. Assim, o jornal, o rádio e a TV impõem as conversas e os pensamentos que circulam entre nós.

Maluquices à parte, o site Toplinks, na prática, corresponde à agenda setting da web, isto é, os assuntos mais comentados entre os blogs aparecem neste site, inspirado no norte-americano Blogdex, do MIT. Diariamente, a ferramenta vasculha os milhares de blogs e, feito o serviço, monta uma lista com os links mais citados nas últimas 24 horas. Ou seja: diferente da teoria da comunicação, o Toplinks tratou de “materializar” a agenda setting e, é claro, informar aos blogueiros dos assuntos quentes do dia.

Neste sábado, por exemplo, descobri através do Toplinks que o meu amigo Alexandre Inagaki, aquele que eu citei anteontem, também tem um blog – e que o mesmo é um dos assuntos mais comentados, mais um motivo para que eu diga que eu quero ser um Inagaki quando crescer… Também encontrei no Toplinks um leilão sensacional: o rapaz aqui está vendendo o último lanche Mirabel do universo! Antes de clicar, um alerta do próprio leiloeiro: trata-se de uma relíquia, nem pense em comer o biscoitinho, “descontinuado” há dois anos.

Comentários em blogs: ainda existem? (1)

  1. oi estou fazendo uma pesquiza para um trabalho de faculdade,e meu tema e o porque dos lanches mirabel terem saido do mercado?

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*