A agenda setting da web

Quem estudou jornalismo na Cásper – ou mesmo quem já leu, por algum motivo, o livro Ética na Comunicação, do professor Clóvis de Barros Filho, deve ter visto o termo agenda setting. Resumidamente, é uma teoria que demonstra a influência da mídia na sociedade através dos assuntos mais frequentes nos meios de comunicação. Assim, o jornal, o rádio e a TV impõem as conversas e os pensamentos que circulam entre nós.

Maluquices à parte, o site Toplinks, na prática, corresponde à agenda setting da web, isto é, os assuntos mais comentados entre os blogs aparecem neste site, inspirado no norte-americano Blogdex, do MIT. Diariamente, a ferramenta vasculha os milhares de blogs e, feito o serviço, monta uma lista com os links mais citados nas últimas 24 horas. Ou seja: diferente da teoria da comunicação, o Toplinks tratou de “materializar” a agenda setting e, é claro, informar aos blogueiros dos assuntos quentes do dia.

Neste sábado, por exemplo, descobri através do Toplinks que o meu amigo Alexandre Inagaki, aquele que eu citei anteontem, também tem um blog – e que o mesmo é um dos assuntos mais comentados, mais um motivo para que eu diga que eu quero ser um Inagaki quando crescer… Também encontrei no Toplinks um leilão sensacional: o rapaz aqui está vendendo o último lanche Mirabel do universo! Antes de clicar, um alerta do próprio leiloeiro: trata-se de uma relíquia, nem pense em comer o biscoitinho, “descontinuado” há dois anos.

André Marmota acredita em um futuro com blogs atualizados, livros impressos, videolocadoras, amores sinceros, entre outros anacronismos. Quer saber mais?

Leia outros posts em Plantão Marmota. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (1)

  1. oi estou fazendo uma pesquiza para um trabalho de faculdade,e meu tema e o porque dos lanches mirabel terem saido do mercado?

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*