Você ficaria muito surpreso se soubesse que Elifoot existe há mais de 20 anos? Pois é. O lisboeta André Elias criou a primeira versão do jogo em 1987. O nome, obviamente, foi pinçado de seu sobrenome. Na época, o jovem português tinha apenas 17 anos quando decidiu criar um brinquedo pessoal para bancar o técnico de futebol.
A segunda versão do Elifoot, lançada em 1992 e ainda rodando no bom e velho MS-DOS, foi a última disponibilizada gratuitamente por André Elias - e também a responsável pela popularidade do jogo, especialmente em Portugal. A possibilidade de múltiplos jogadores competirem entre si numa única instalação fez com que muitos patrícios se acotovelassem diante dos monitores.
Mas foi com o Elifoot 98, somado ao advento da Internet, que a brincadeira se espalhou. A idéia de André Elias era ganhar alguns trocados, disponibilizando uma versão paga com inúmeras funcionalidades. Mas o programador admite que foram poucas as licenças compradas oficialmente.
Também, pudera: mal chegou ao Brasil como uma verdadeira coqueluche, uma versão tupiniquim, baseada na idéia lusitana, começou a se espalhar - o Brasfoot. Uma procura pelo tema no Google revela inúmeras versões e atualizações, além de um grupo de animados aficcionados que não se perderam no tempo.
No site oficial do Elifoot, é possível encontrar as últimas atualizações do jogo, incluindo melhorias significativas - entre elas a possibilidade de entrar em ligas espalhadas pela rede, sem falar no visual incrementado. De qualquer forma, o bom e velho Elifoot 98 continua apaixonante...