Sétimo dia: trilha sonora do ócio!

Dizem os mais supersticiosos que, no primeiro dia do ano, as pessoas devem fazer apenas coisas boas, pois isso será refletido durante o restante dos meses! Se depender disso, Marmota certamente vai passar 2003 apenas descansando, sem fazer absolutamente nada!

Casa da vó, em Pelotas, RS.
Hoje é 1º de janeiro de 2003

Historicamente, o meu primeiro dia do ano é um negócio bem xexelento. Enquanto as outras famílias saem de casa para fazer churrasco, a nossa, que apesar de vir de longe não consegue congregar todas elas nem no primeiro dia do ano, fica na companhia da vó, que mesmo forte aos 86 anos, não tem muito pique para sair de casa.

É até melhor assim, ficamos os cinco, sossegados, sem ter que ficar ouvindo repetidas o sucesso do momento: A História do Tico Louco, com o cantor regionalista Baitaca. Um primor de música! Evidentemente, não é todo mundo que prefere canções gauchescas: a gurizada está bem longe de se acostumar a esse tipo de som.

Foi assim que, durante à tarde, depois de cochilar com o discurso do Lula no congresso na TV, resgatei o meu radinho - o walkman, não o de ondas curtas - e sintonizei na Rádio Atlântida, que até bem pouco tempo era tão pop quanto a Jovem Pan ou a TransAmérica. Mas há uns dois anos, o perfil da emissora mudou: passou a valorizar mais o rock, em especial as bandas da região.

Nomes como Acústicos e Valvulados, Tequila Baby, Charles Master e Papas da Língua são muito comuns na programação - algumas delas lembram a boa fase do Engenheiros do Hawaii ou o Nenhum de Nós - que aliás segue firme por aqui também. Entre tantas músicas, uma se destaca e é considerada até o tema do verão, colocando qualquer jaseinamorá no chinelo: chama-se No Balanço da Rede, interpretada por um tal Armandinho.

É um daqueles reggaes bem "Planta e Raiz", mas um pouco mais bacaninha. Bem facinho decorar o refrão: "É no balanço da rede / É no balanço do mar / Eu vou plantar uma semente / É a semente da paz.... Além do inseparável "uuu-uuu" entre uma frase e outra. Trilha sonora perfeira para relaxar e lembrar que, durante todo esse feriado, não fiz absolutamente nada! Mal tive forças para dar risada da propaganda do jornal Zero Hora no rádio:

Picolé sem pauzinho derrete na mão
Frescobol sem bolinha não tem condição
Surfista sem prancha só pega Jacaré
Caniço sem anzol não pega nem bicho de pé!
Tem coisas no verão que não podem faltar
Cultura, informação, sol e banho de mar...
Férias sem Zero Hora não dá pra acreditar!

Depois de ouvir, não dá mesmo para acreditar... A noite terminou com os meus primos voltando lá de fora, depois de um dia cansativo. Ligamos para um dos inúmeros "trailers" da volta e encomendamos lanches, daqueles portentosos que fast-food algum é capaz de superar. O meu é o "xis-coração", que além do miúdo de frango, vem alface, tomate, ovo, presunto, queijo... Tem até pão.

Tudo devidamente devorado durante a exibição de A Partilha na TV, emendado com o Jornal da Globo da posse - pensei que teria musiquinha diferente, como fizeram com o Jornal Nacional. Achei estranho. Mas enfim, amanhã tem mais! Espera-se, afinal, depois de amanhã começa a viagem de volta...

N. R. Ficou curioso para ouvir o sucesso do Baitaca, contando a história do Tico louco? Se tiver mesmo coragem, clique aqui e ouça o sucesso completo pela Rádio Terra.

André Marmota tem uma incrível habilidade: transforma-se de “homem de todas as vidas” a “uma lembrancinha aí” em poucas semanas. Quer saber mais?

Leia outros posts em Especiais do MMM. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (5)

  1. Marmota recebeu meu e-mail? Espero que sim!Seguinte: Estou tentando editar os selos do BBB mas estou com problemas. O meu photoshop não aceita acentos e ou a cedilha! Como é que vou dizer por quem torço assim? Torco é muito feio!

  2. ETA! to aqui…. a pedidos…(e põe pedido…) vai lá no teu e-mail que vou mandar um recadinho….rs(gaúcho usa RS quando ri notou?)Tu não existe Guri…Ah! a música do Armandinho é bem linda! Tema de verão do Cassino… É 10 minutos na praia que vc ouve por todos os cantos….Beijos… (pena que está acabando sua estada aqui…rs)

  3. Marmita (?) Esse lanchão me atiçou as lombrigas! Vou pedir um pra ele me entregarem aqui em SP. Será que chega?Agora Nenhum de Nós e Engenheiros do Hawaii são duas das piores bandas de rock que já surgiram no Brasil. Eu não acredito até hoje que o Nenhum conseguiu estragar uma das melhores músicas do David Bowie a “Starman”. Torrou tanto nossos sacos que hoje eu não consigo ouvir nem a versão original. Virou uma “Pour Elise” versão nacional. E Engenheiros… ah como eu tenho asco… nunca topei com essa banda…

  4. Ai ai Marmota você já me fez ficar com saudades das últimas semanas. Eu também fiquei um bom tempo de pernas para o ar. Ano novo família reunida: muitos primos primas crianças correndo de um lado para o outro muita comida (como só a minha avó sabe fazer) conversa com o meu pai durante a tarde toda.. muito bom. Não sou muito fã de lanches mas não deixo de comer quando viajo tenho um colega que faz lanches como ninguém tudo de bom. Ah não sei se a história do X-coração foi brincadeira não consegui captar mas eu adoro coração e meu pai sabe que aqui em Santos não dá pra ficar fazendo churrasco no apartamento e tal. Ele sempre prepara um espero de coração maravilhoso pra mim… só não tô com água na boca porque são 5 da matina e já estou indo pra cama.. risosAh chega.Thakira

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*