E se o mundo acabasse, o que você faria?

A pergunta que entitula este post divide com “o que você levaria para uma ilha deserta” a medalha de ouro na categoria “grandes questões que, após tantas aparições, já viraram clichê”. A discussão foi devidamente reacendida na Inglaterra em outubro passado pela Ziji Publishing, que lançou o primeiro romance de Steven Sivell chamado “Cloud Cuckoo Land” – cuja premissa é justamente o apocalipse como metáfora ao fim da espécie humana.

Para promover a publicação, a editora fez a seguinte pergunta aos britânicos: “um asteróide está na rota de colisão da Terra e você tem uma hora de vida. O que você faria com seus últimos 60 minutos?”. 54% dos entrevistados passariam seus últimos minutos com parentes ou amigos, ao vivo ou pelo telefone mesmo. 13% preferiram beber champanhe tranquilamente no sofá da sala, enquanto que apenas 9% iriam esperar o fim do mundo fazendo sexo. Outras opções seriam rezar (3%), comer algum alimento gorduroso (2%) ou sair para roubar (2%).

Não sei se mais alguém repercutiu essa informação em outras partes do mundo, para observar as diferenças estatísticas e iniciar uma interessante discussão comportamental. Os números ingleses me fizeram pensar que, se a pesquisa fosse feita no Brasil, as opções de caráter hedonista levariam vantagem. Enfim, levando em conta os 192 visitantes que participaram do nosso “repeteco” da pesquisa inglesa, a conclusão é exatamente essa.

Adivinhem qual alternativa superou a reunião de parentes e amigos para celebrar o fim dos tempos? Ir para a cama com o homem/mulher de suas vidas: 28,6%, contra 24%. O champanhe no sofá vem logo a seguir, com 15,6%. Assim como na Inglaterra, frituras e gorduras tiveram baixo impacto (7,3%) – até porque já exageramos nesse item mesmo sem qualquer ameaça. Digno de comparação simbólica a sensível diferença nos itens “ajoelhar e rezar” (10,9%) e “participar de uma onda de saques” (13,5%). Independente do fim do mundo, a conclusão é óbvia: somos bem mais legais que os ingleses, hein?

André Marmota acredita em um futuro com blogs atualizados, livros impressos, videolocadoras, amores sinceros, entre outros anacronismos. Quer saber mais?

Leia outros posts em Marmota pergunta. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (6)

  1. Eu acho que seria o da familia a minha opção. Mas o difícil é que morando a 25km de distância de casa até o trabalho! Seria provável que eu morresse tentando chegar viu!
    Isso é frustrante de se pensar!
    Nem morrer da maneira que eu escolhesse eu conseguiria!

  2. Engraçado é que a primeira coisa que me veio em mente se o mundo acabsse agora mesmo seria falar um monte de desaforos as inúmeras pessoas ‘sem noção’ que passaram pela minha vida. risos. Poderia morrer infeliz, mas a consciência estaria limapa.

  3. hehe..60 segundos é dificil pensar no que faria ou não.
    Eu certamente pela ultima vez olharia o mar e sentiria a brisa me levar ao infinito e eterna Paz de Deus.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*