Há uns trinta anos, alguém ligou um computador a outro, e em seguida, conectou mais um, criando uma “rede”. Imaginavam que, no futuro, aquilo poderia aumentar e se transformar, aproximando as pessoas. Começaram a trocar mensagens, criar bibliotecas com arquivos texto, inventaram novos serviços, veio o newsgroup, o FTP, a WWW…
A cada dia, a Internet vai crescendo a medida em que novas ferramentas são testadas. Há um ano e meio, duas experiências ganharam fôlego: o lado multimídia da web ganhou a allTV, uma mistura de rádio, TV e Internet. Já o lado democrático recebeu de braços abertos a onda blog, que ganhou milhares de adeptos nesse mesmo período.
Há pouco mais de um mês, três rapazes misturaram os dois experimentos e adicionaram boa música. Criaram o Blog’n’Roll, “um blog de cultura pop que pode rolar na internet, na TV, no rádio, nos palcos ou no espírito… mergulhado na convergência de mídias e de almas”, como convida seu manifesto. A cada segunda-feira, os três amigos recebem um músico e um blogueiro. E logo no terceiro programa, o “lado blog” do programa contou com a presença do nosso Mestre Inagaki.
Pretexto perfeito para acompanhar o programa pela primeira vez. Para quem nunca entrou na allTV, o esquema é o seguinte: enquanto o programa acontece em uma pequena janela, os espectadores podem interagir entre si na sala de chat ou mesmo com os apresentadores. O ambiente é o sonho de qualquer emissora de TV aberta: não existe melhor forma de saber o que quer a audiência, já que a resposta dos “allnautas” é dada em tempo real.
“Vão falar de blog? Putz, isso não tem nada a ver, é coisa de quem não tem o que fazer”, é um exemplo, quase ao extremo, de um espectador insatisfeito com a programação. Nesse caso, o melhor a fazer é “mudar de canal”, quer dizer, clicar em outra coisa. Os mais interessados conversam entre si sobre o tema, além de tentar algum contato com os entrevistados – além do Inagaki, aquele 14 de julho recebia também a cantora Patrícia Coelho.
“Além do prazer de conhecer seu triunvirato in loco, o programa, pra lá de descontraído e informal, ainda me deu a oportunidade de conhecer pessoalmente a simpaticíssima Patricia Coelho”, comemorou o nosso mestre, um dia depois. Para quem assistiu, no entanto, ficou faltando aquele algo mais. “Pô, os caras não lêem as perguntas do chat! Cadê a interatividade”, reclamou um assíduo blogespectador. Pessoalmente, também mandei minhas perguntas e alguns recados, sem muito sucesso. “Uma hora de programa é muito pouco tempo”, concluí, ao final do programa.
Os próprios mentores da idéia justificam, no final do manifesto: “É o começo. Temos muita coisa pela frente. Coisas boas e ruins. Enfrentando os problemas que todos enfrentam, dentro de limitações e liberdades, quando querem viabilizar qualquer tipo de projeto. É natural. É aprender a lidar com as dificuldades. É disso que nós, seres humanos, somos feitos. Seguiremos tentando, aprendendo, batendo cabeça, errando, mas principalmente nos divertindo e sendo felizes e tentando passar um pouco desse espírito para quem quiser mergulhar nele”.
Vontade não me falta para mergulhar cada vez mais no mundo virtual e descobrir suas possibilidades. Mas é preciso algo mais… Como por exemplo assistir a novas edições do Blog’n’Roll e constatar, feliz da vida, que houve muito progresso.
Ao menos uma coisa todos têm certeza: nenhuma ferramenta, por mais sofisticada que pareça, prospera na Internet sem outro ingrediente fundamental, o relacionamento. Ao desbravar a Internet, não esqueça que o grande objetivo é aproximar as pessoas! Estamos todos no caminho certo.
Observação: Esse post deveria entrar no ar há um bom tempo, mas uma greve dos funcionários da Marmota Television impediu a edição dos melhores momentos do programa com o Inagaki. Felizmente eles voltaram ao trabalho e selecionaram os melhores trechos para você. Clique no link com o botão direito e salve o arquivo para assistir quantas vezes quiser (assim como a allTV, é preciso ter o Windows Media Player instalado para ver!)
Depois de tanto girar a informação lá em cima o Inagaki mesmo resolveu te ajudar hein? antes tarde do que mais tarde…
E pensar que um dos culpados pelo meu vício nesse mundo blogueiro foi o Inagaki… O blog dele foi um dos 1os. que eu vi e a partir daí nunca mais parei…:-)Olá, moço!!! Estava com saudade do seu blog.Com licença, vou continuar matando as saudades…Bjocassss…