Blogs, democracia e política

Muito já se falou a respeito da grande sacada dos blogs: trata-se de uma forma simples para qualquer internauta tornar-se um verdadeiro editor online, democratizando o processo de comunicação. Alguns céticos (que dificilmente entram em blogs como este) diriam: “ah, mas isso ainda é incipiente”.

Pode até ser. Mas como diz a nossa professora Raquel neste artigo, o potencial democrático dos blogs está sendo muito bem explorado nos EUA. Lá os principais nomes da corrida presidencial – inclusive o cowboy do Iraque – utilizam a ferramenta para expor suas idéias e debater com a sociedade. Aqueles céticos do parágrafo anterior (que só entrariam em blogs como este pelo google procurando por bush, mulépelada ou outro tipo de sacanagem) diriam: “ah, mas os americanos são muito melhores, e no quesito Internet, eles estão dezenas de passos a frente”.

Talvez seja. Tanto aqui como em Portugal, por exemplo, a onda blog pegou de jeito pessoas como eu e você, interessadas em escrever o que pensam. Um ou outro “famoso” aderiu a moda. Até que, num belo dia do mês de março, o eurodeputado José Pacheco Pereira resolveu criar o Abrupto. Quando a sociedade portuguesa percebeu que um político virou blogueiro, a febre aumentou. O Abrupto virou notícia e impulsionou o fenômeno em Portugal, motivando publicações como esta ou mesmo encontros nacionais sobre blogs.

Enfim. Atualmente, o blog do deputado recebe cerca de quatro mil visitantes diários, dispostos a debater idéias. De início, resta uma boa pergunta: como teremos eleições municipais em 2004, será que algum político, mesmo não sendo um candidato de peso (ou o seu marqueteiro), experimentaria algum tipo de interação com o seu potencial eleitor usando um blog? Aposto que, se isso ocorresse, até os céticos acima prestariam mais atenção.

A propósito, se o Maluf tivesse um blog, quantos visitantes ele teria por dia?

André Marmota acredita em um futuro com blogs atualizados, livros impressos, videolocadoras, amores sinceros, entre outros anacronismos. Quer saber mais?

Leia outros posts em Bloguiado. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (1)

  1. Pois é exatamente isso: Potencial democrático. Tenho acompanhado os blogs portugueses e é impressionante como o pessoal de lá tem pesquisado e procurado utilizar blogs em vários aspectos (educação, comércio, etc.). E o Brasil tem um dos maiores índices de crescimento da Internet no mundo (que o diga o Fotolog) e, ainda assim, a maioria dos nossos políticos não tem, sequer, email.

    Bem interessante e

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*