E aí, pulou e mudou alguma coisa?

Era para ser nesta quinta-feira, às 8h39min13s. Eu estava na cama, e como tenho sono pesado, não senti nenhum balançar diferente no planeta. Tive um dia absolutamente normal, sem qualquer alteração climática ou nos movimentos relacionados ao sol ou a lua. Enfim, tudo leva a crer que o tal World Jump Day deu em piciroca nenhuma.

Já tem pelo menos um ano que o sitezinho animado vem sendo propagado mundialmente em blogs ou listas de e-mail. E é bem provável que uma meia dúzia de três ou quatro pessoas tenha se engajado na proposta de modificar a órbita terrestre, baseada em uma “pesquisa científica” cujo objetivo era não apenas aumentar o tamanho de um dia, mas também acabar com o aquecimento global e propiciar um clima mais homogêneo.

Não é preciso ser um gênio da física para constatar o tamanho da bobagem. O site recrutou 600 milhões de pessoas, e diz ter conseguido. O que seria uma mobilização extraordinária: atualmente, o número de pessoas conectadas na rede em todo o planeta beira os 900 milhões. Mesmo que os tais 600 milhões decidissem realmente pular ao mesmo tempo para tentar mudar a órbita da Terra, o máximo que provavelmente conseguiram é uma balançadinha abdominal individual.

Mais do que isso: a população mundial também faz parte da massa do planeta. Para a Terra se “mexer”, toda essa gente teria que se “descolar” do planeta. Em uma conta bem grosseira: se toda essa gente (vamos considerar 6 bilhões de pessoas com 60kg em média) e decidissem pular para fora do mundo, produziria energia cinética semelhante a uns 2% de uma poderosa bomba H. Curiosamente, grandes potências já explodiram artefatos desses e o nosso planeta continua no mesmo lugar.

Mas enfim, claramente o artista alemão Torsten Lauschmann, autor da brincadeira, conseguiu o que queria: espalhou mais um viral pela web, colocou gente para pensar “até que ponto isso funciona” e, se pelo menos uns mil e poucos pularam, foi capaz de fazer o maior flashmob já registrado no Universo. Ao menos quem pulou pode mandar uma foto ou vídeo para o site e ganhar uma camiseta.

André Marmota acredita em um futuro com blogs atualizados, livros impressos, videolocadoras, amores sinceros, entre outros anacronismos. Quer saber mais?

Leia outros posts em Plantão Marmota. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (4)

  1. mas assim, o sol não atrai a terra? se todo mundo que tiver do lado do sol descolar da terra ao mesmo tempo, ela vai ficar mais pesada do outro lado e o sol vai atrai-la mais ainda!! Céus, parem de pular desse lado do planeta, vamos pular do outro lado.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*