Começando do começo: ao inciar um novo jogo, é preciso dar nome a ele (um arquivo de oito letras), entrar com o número de jogadores (dá pra convidar até seis pessoas para brincar ao mesmo tempo) e finalmente incluir os países que farão parte do escopo. Pessoalmente, gosto de manter apenas o Brasil na parada.
A tela do clube é onde você poderá fazer a maior parte das alterações. Com o plantel definido, decida o esquema tático e vá para o jogo - cuidado com a ousadia ao armar times com esquemas muito ofensivos ou desequilibrados. Também dá para ampliar o estádio e checar o handicap dos adversários. Mas o grande barato é o mercado constante: comprar e vender jogadores é certamente a melhor forma de se dar bem no Elifoot 98.
Aqui o segredo é fugir dos lesionados, briguentos, atacantes com poucos gols... Alguns meias e atacantes possuem um asterisco (*) ao lado do nome. Olho neles: são os craques do time! Além do leilão, também dá para consultar outros times e comprá-los ao preço estabelecido. Seu limite de jogadores por time é 24, com cinco estrangeiros (a chamada Lei Bosman).
Com o time escalado, chegou a hora de jogar. E a tela da rodada, com as quatro divisões em andamento, é simplesmente hipnótica. Enquanto o cronômetro dispara, saem gols, cartões vermelhos, pênaltis, lesões... A qualquer momento, é possível fazer substituições em seu time - no intervalo, essa opção surge automaticamente.
Está ligado no desempenho de seu time e dos adversários, prestando atenção nos times que desempenham um melhor papel? Pois saiba que, além de participar do campeonato por pontos corridos, seu time também estará na disputa da Taça, o mata-mata da temporada. É uma oportunidade interessantíssima para descobrir jogadores e times que não disputam o campeonato.
O jogo não acaba nunca. Quer dizer: a qualquer momento, seu desempenho (derrotas seguidas ou rebaixamento na quarta divisão) podem deixá-lo desempregado. Mas é só deixar o computador rodar seu algoritmo sozinho até um novo técnico cair - e você ganhar uma nova oportunidade de bancar o estrategista.