Se você tiver o Photoshop na sua máquina, ou algum editor de imagens que reconheça as camadas de texto de um arquivo PSD, pode ainda baixar o arquivo e editar como manda a sua criatividade. Depois é só salvar para web e publicar!

Sugestões? Dúvidas? Fale comigo.


© 2007 || Marmota.org

Em toda cidade de São Paulo, são 72 mil placas de rua - a começar pelas do centro da capital, que datavam de 1978... Tem sinalização de todo jeito na cidade, e não há uma padronização em seus estilos.

Mas em 7 de dezembro de 2006, a Prefeitura da capital fechou com a Pic Indústria e Comércio um contrato que já está mudando as placas que dão nomes às ruas.

Como é placa bagarai, a prefeitura vai levar muito tempo para instalar tudo - sem falar nos postes e placas derrubados por acidentes de trânsito ou vândalos desocupados.

Que tal dar uma forcinha? Aqui é possível criar sua própria placa, salvar e usar onde quiser!

E o que tem nessa placa nova?

A grande novidade em relação aos modelos antigos é o apelido da via, inscritas em uma nova fonte tipográfica, a ClearView: "Brigadeiro" e "Faria Lima" são alguns exemplos. Se bem que a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) cometeu algumas bobagens: a "Praça Clóvis" virou "C. Benviláqua"; a "Dr. Falcão" ficou grafada como "F. Filho"; e a "Praça Ramos" ganhou uma placa "R. Azevedo" - de longe, parecia Rua Azevedo...

As placas possuim superfície reflexiva, além de faixas inferiores com cores diferentes para cada região da cidade, seguindo os padrões adotados pela rede de ônibus. Exceção feita ao centro expandido (limite do rodízio) onde a faixa é cinza, e o centro velho, incluindo a região da Sé e da Praça da República, as placas são totalmente brancas com inscrições em preto.

Além do CEP e da numeração da quadra, um número no canto vai indicar a quilometragem daquele ponto com a Praça da Sé, o chamado marco zero.

Agora é a sua vez!

Abuse da sua criatividade, preencha o Gerador de Placas abaixo e monte você mesmo a sua placa de São Paulo!

Primeiro, a região da cidade:

Centro velho
Centro expandido
Zona Noroeste
Zona Norte
Zona Nordeste
Zona Leste
Zona Sudeste
Zona Sul
Zona Sudoeste
Zona Oeste

Agora é hora de preencher:


(É o maior nome, por isso é curtinho)


(É o nome completo, cabem 32 caracteres)


(Algo assim: 1 a 1000)

(É aquele número assim: 00000-000)


(Distância do marco zero da cidade. Use até três algarismos.)