Todos os caminhos até Berlim

São 32 seleções, divididas em oito grupos de quatro após o sorteio da última sexta-feira. Destas, 16 passam para a fase seguinte. Em seguida, oito, quatro… No último dia de folia, apenas duas vão entrar no gramado do Estádio Olímpico de Berlim e decidir qual capitão vai erguer aquela taça pesada. Enquanto esse momento não chega, só nos resta analisar a tabela da Copa do Mundo e especular entre as centenas de possibilidades.

Você já fez a sua avaliação? Não? Então mãos à obra. Escolha o primeiro e o segundo colocado de cada grupo nas caixinhas e, na parte de baixo, vá decidindo qual time segue na rota da finalíssima, em 9 de julho de 2006. Se quiser, faça isso várias vezes – para começar do zero, é só “resetar” o esquema clicando no “fazer de novo” abaixo.

Primeira fase

Grupo A
1º Escolha…AlemanhaCosta RicaPolôniaEquador
2º Escolha…AlemanhaCosta RicaPolôniaEquador
Grupo E
1º Escolha…ItáliaEUAGanaRep. Tcheca
2º Escolha…ItáliaEUAGanaRep. Tcheca
Grupo B
1º Escolha…InglaterraParaguaiT. TobagoSuécia
2º Escolha…InglaterraParaguaiT. TobagoSuécia
Grupo F
1º Escolha…BrasilCroáciaAustráliaJapão
2º Escolha…BrasilCroáciaAustráliaJapão
Grupo C
1º Escolha…ArgentinaC. do MarfimS. e Mont.Holanda
2º Escolha…ArgentinaC. do MarfimS. e Mont.Holanda
Grupo G
1º Escolha…FrançaSuíçaCoréiaTogo
2º Escolha…FrançaSuíçaCoréiaTogo
Grupo D
1º Escolha…MéxicoIrãAngolaPortugal
2º Escolha…MéxicoIrãAngolaPortugal
Grupo H
1º Escolha…EspanhaUcrâniaTunísiaArábia
2º Escolha…EspanhaUcrâniaTunísiaArábia

Oitavas-de-final

x
x
x
x
x
x
x
x

Quartas-de-final

x
x
x
x

Semifinal

x
x

Final

x

Primeira fase – Vamos então ao meu palpite, completamente chutado e influenciado pelo sonho da Fifa em assistir a um Brasil e Alemanha na final – sem falar na minha tese de que o hexa não vem.

Começamos pelos donos da casa, que caíram em uma chave fácil e deve se classificar. Pela lógica, a Polônia tem mais tradição. Mas vamos colocar a Costa Rica ao lado dos alemães na fase seguinte. O grupo da Inglaterra tem um páreo duro na disputa da virtual segunda vaga: Paraguai e Suécia. Como em 2002, mantenho a dupla européia na disputa.

Aí vamos ao grupo da morte, onde qualquer combinação faz todo sentido. Mais sentido ainda faz aquela que não tem Argentina classificada! Vou pela torcida aos mais simpáticos: Holanda e Costa do Marfim. Mesmo critério que vou usar para a chave D, marcando Portugal e Angola – apesar do México ter tudo para seguir em frente.

O quarteto seguinte é tão imprevisível quanto o do grupo C. Mas vamos imaginar que os tchecos, segundo lugar no ranking da Fifa, surpreenda a todos e leve a primeira vaga. A Itália, como sempre, passa tropeçando. Agora, o grupo do Brasil – que não é tão fácil quanto se imagina. Suponhamos então um jogo de compadres com o Japão de Zico na última rodada, classificando as duas equipes. E aqui, uma ressalva: já torci o suficiente para a Austrália conseguir a vaga: já está de bom tamanho chegar no Mundial.

Por fim, dois grupinhos bem chinfrins. Como a Coréia do Sul não vai ter mais aquela torcida enlouquecida de 2002, vou tascar França e Suíça. Espanha e Ucrânia arrematam meu primeiro chute, nitidamente no escuro, em uma bola molhada, e sem chuteiras.

Mata-mata – Aqui a coisa fica interessante, pois a chance do Brasil rodar já nas oitavas, contra a Itália, é muito grande. Da mesma forma, os alemães encaram Suécia ou mesmo Inglaterra. Outro que tem grandes chances de dizer tchau é Felipão, que terá pela frente uma seleção vinda do grupo da morte – na dúvida, vou marcar Costa do Marfim. Uma vitória da Ucrânia diante da França e, por hora, vamos desconsiderar o imponderável no resto.

Se os alemães chegarem às quartas, correm o sério risco de enfrentar a Holanda – duelo que pode ser comparado ao nosso Brasil x Argentina. Aliás, quem apostar nos “hermanos” pode encontrar aqui uma reedição das finais de 86 e 90. Da mesma forma, se os brasileiros passarem, podem enfrentar a Espanha (meu palpite) ou até mesmo a França. Reparem como, até agora, a estrada do Parreira parece ter menos pedras e buracos que a do Klinsmann.

Finalmente, as semifinais. Aqui, a Ucrânia se transformaria na Croácia de 98, chegando entre os quatro primeiros logo em sua primeira participação e perdendo para os donos da casa. Finalmente, a maior chance da seleção brasileira ficar fora da decisão após chegar lá três vezes seguidas. Seja na revanche com a Inglaterra ou contra os surpreendentes marfinenses. Ou, quem sabe, no duelo em língua portuguesa com o time de Felipão.

Hmmmmm… Seria a hora e a vez de um africano campeão? Ou Alemanha 3 a 1 Costa do Marfim na finalíssima, com Brasil em terceiro lugar? Tudo bem, concordo com todos vocês: não dá pra não torcer por pelo menos mais um 2 a 0, dois gols de Ronaldo… E você, o que me diz?

Wasser im Weissbier der Weltmeisterschaft – Desde outubro, a Fifa já tinha posicionado alemães no Grupo A, abrindo a Copa, e brasileiros no F, garantindo as duas equipes de maior apelo nessa Copa atuando nos estádios de maior capacidade: Berlim, Munique e Dortmund. Sem falar na probabilidade de um encontro entre os dois países apenas na final – aliás, seria interessante ver a reação dessa gente em caso de água no chope, ou melhor, Brasil ou Alemanha em segundo nos seus grupos…

Comentários em blogs: ainda existem? (30)

  1. Ah, Marmota! Vamos torcer pelo hexa, vai… Eu gostaria de ver a Espanha na final, de alguma forma. Para desforrar aquela garfada absurda q eles levaram em 2002. O problema eh se houver um Brasil e Espanha antes: aih tudo complica e meu favoritismo eh verde-amarelo, sempre. Vamos torcer.

  2. A copa está muito longe, mas eu estou pertinho!
    Dia 22 tô aí, guri! Não vai me deixar na mão, vai?

    beijo. se cuida.

  3. Depois do sorteio de sexta, minha certeza ganhou mais força: o hexa não vem de jeito nenhum!

    E o campeão do mundo será europeu.

    E será uma Copa legal pra caramba!

  4. Fiz duas escolhas diferentes: na primeira, deu final Brasil x Alemanhã, o que, particularmente, acho bem sem graça, pois seria repeteco da copa passada. Na segunda, deu Brasil x Argentina, o que me deixou arrepiada só de pensar… acho que não suportaria. De qualquer maneira, espero que não aconteça nada parecido com a copa de 82 (chorei durante dez dias – poxa, eu era criança e me comovia com os “clipes” que a Globo insistia em passar, mostrando partes de todos os jogos do Brasil) ou a da França(essa não deu nem pra chorar).

  5. Brasil x Argentina na final! Vamos meter 4 de novo e o hexa vem, sem dúvidas.

  6. lógico que vou torcer a favor do hexa, mas meu palpite é a republica tcheca. brasil vice.

    proximo encontro marcado pro pinheirinho dia 21 de janeiro. e sei que tá cedo, mas assistir um jogo lá no opçao rola?

  7. Valeu, cara! Gostei da tabela e vou me divertir um bocado com ela. Dê um jeito de deixá-la sempre disponível. Brigadão mesmo!

    PS – eu também acho que essa não levamos. Depois daquela história mal explicada de 98 (a vitória da França foi comprada ou não?) acredito que tem muita grana em jogo para que a coisa seja decidida só no gramado.

  8. Ninguém está falando, mas a Inglaterra é um dos times mais fortes para 2006. É a seleção mais poderosa dos últimos 40 anos por lá: Beckham, Gerrard, Lampard, Owen, Rooney…os ingleses vão dar muito trabalho, e acho que são os rivais mais fortes do Brasil. Podemos lembrar que eles bateram a Argentina mês passado…

  9. Na minha Opinião vai dar Brasil e Holanda na final, com direito a passar por República Tcheca, Ucrânia e Inglaterra. Mas também sou da opnião que o Hexa não vem.

  10. Não há o que discutir.

    Até Mãe Dinah prevê Brasil X Alemanha.

    Torço que sim, mas não creio que o título venha para o Brasil.

    A maldição iniciada em 98 onde o Brasil entra como grande favorito “de salto alto” se cumprirá mais uma vez!

    Copa 1994 (sim) – 1998 (não) – 2002 (sim)- 2006 (não).

    E a vida segue…

    Abraços.

  11. Putz, a minha tabela deu BRASIL e JAPÃO na final, depois do Japão ter vencido heroicamente a Holanda e o Brasil ter vencido em seqüência a Itália e a França… Pode ser :/

  12. Muito bacana essa simulação, mas ao lado de cada jogo da seleção deveria ter um campo para
    informar quantas grades de cerva … e dos jogos da Argentina e Alemanha quantos frangos e velas! Minha final de Brasil e Argentina!

  13. Final entre Argentina e Inglaterra. E acho que dá Inglaterra. Brasil cai nas 8ªs de final frente a República Tcheca, estão de muita frescura, se achando demais, vão para casa mais cedo!

  14. no meu deu argentina e mexico com o mexico tirando a porra do brasil na semi final brasil sempre amarela contra eles

  15. No meu deu Brasil X Portugal (não queria, torço muito pros patrícios e os suíços não se rendem fácil (jogam em equipe mesmo, sempre cruzam pra área) Mas quem sabe não vem o Hexa! Vai ser uma copa…

  16. No meu aqui a final é Alemanha 2×1 Inglaterra….. e no jogo para 3 lugar Brasil 1×0 Italia!!!!!!

  17. Na minha simulação dá Sérvia e Montenegro x Inglaterra. Num jogo épico os sérvios batem os ingleses por 3×2 e comemoram provocando a OTAN. Já o escrete canarinho cai nas oitavas diante dos EUA do craque Landon Donovan…

  18. Suécia 0x2 República Tcheca, dois do Nedved. Eliminariam Brasil e Argentina, a lógica continental prevalece.

    Destaque para as quartas de final Brasil e Togo.

  19. inglaterra x brasil na final…
    brasil e suécia se enfrentam + uma vez nas semis, como em 94, e dá brasil de novo…
    inglaterra enfrenta a república tcheca nas semis, e ganha na prorrogação…

  20. No meu deu a Itália por ser a grande campea da europa jogando em seu continente, derotando Portugal que elimina Argentina na semi-final, italia 3 a 1 em Portuagal, decisao 3 lugar : Argentina 3 a 2 na inglaterra 3 gols de Tevez, artilheiro do mundial

  21. muito bom cara, já fiz uma combinação, deu Brasil e Argentina, mas vou tentar outras. Parabéns pela idéia.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*