Mais uma referência sobre jornalismo digital

Como já disse aqui há algum tempo, o impacto provocado pelo crescimento da Internet transformou relações sociais, derrubou fronteiras e provocou discussões acaloradas sobre o futuro do jornalismo. Dentro desse ambiente, pipocam especialistas, filósofos e até mesmo estudiosos (felizmente) nas listas de discussão. Fora dele, alguns destes desbravadores acumulam suas experiências e tratam de organizar tudo.

Foi o que fez a jornalista e professora Pollyana Ferrari, que colocou suas impressões e estudos – acumulados em 15 anos de trabalho no ramo editorial de informática – no livro Jornalismo Digital, lançado neste último sábado em São Paulo. Logo no primeiro capítulo, a autora conta em linhas gerais a história da Internet e o excesso de informação disponível – verdadeiro desafio para os profissionais que esperam se destacar nesse lugar ainda pouco explorado:

“O que podemos dizer é que sairá vitorioso quem compreender e souber gerir esse processo de mudança, quem for mais inteligente na disseminação de conteúdos informativos e na busca de parcerias para a criação de novas tecnologias e novos produtos. A mídia é nova e está em mutação, por isso o papel do jornalista na Internet é fundamental.”

De acordo com a resenha feita pela Daniela Bertocchi, o livro tem um caráter introdutório – bem ao estilo dos outros títulos já lançados pela Editora Contexto. Este, ao lado de A Arte de Fazer um Jornal Diário e Jornalismo Esportivo, será mais uma publicação para a minha biblioteca. Assim que a conta bancária permitir.

André Marmota acredita em um futuro com blogs atualizados, livros impressos, videolocadoras, amores sinceros, entre outros anacronismos. Quer saber mais?

Leia outros posts em Plantão Marmota. Permalink

Comentários em blogs: ainda existem? (2)

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*