E não é que rolou flashmob mesmo?

Depois de percorrer o mundo, a onda do flashmob chegou ao Brasil. Muito se falou (inclusive aqui mesmo) sobre o assunto. Em boa parte das vezes, a discussão ficou limitada ao binômio tecnologia e idiotice.

Enfim. O fato é que a cidade de São Paulo teve seu segundo flashmob neste domingo. Os interessados em participar receberam, por e-mail, as instruções que reproduzo abaixo. Assinadas por Leonardo Matsuda, o poperotico:

Voce foi convidado para estar no FLASH MOB Brasileiro em Sao Paulo, SP

Convite e Instrucoes para o FLASH MOB Brasileiro em Sao Paulo, SP
Av. Paulista, A ESQUERDA do numero 900 (predio da “Gazeta – Objetivo”) em frente ao telao junto a parede esquerda do predio.
Domingo, 17 de agosto, as 15h

Onde serah?
Av. Paulista, A ESQUERDA do numero 900 (predio da “Gazeta – Objetivo”) em frente ao telao junto a parede esquerda do predio.

O que devo levar?
Se possivel um controle-remoto de qualquer tamanho, de qualquer aparelho, funcionando ou quebrado, ou, ainda, algo semelhante (um celular, por exemplo). NAO eh obrigatorio para participacao. Pode ser um controle remoto “imaginario”.

O que fazer?
ANTES DE PROSSEGUIR: sincronize o relogio que estara portando no momento do evento (de pulso, celular, etc.) com o horario oficial de Brasilia do Relogio Atomico do Observatorio Nacional no link http://pcdsh01.on.br/ispy.htm

. PONTUALMENTE as 15h chegamos, de repente, ateh a Av. Paulista e nos organizamos calmamente, ainda em peh, na calçada (e SOMENTE na calçada) A ESQUERDA do numero 900, um ao lado do outro, olhando em direcao ao telao junto da parede esquerda do predio da Gazeta;
. PONTUALMENTE as 15h01 nos sentamos em posicao de indio (com as pernas cruzadas), olhando em direcao ao telao junto da parede esquerda do predio da Gazeta;. Para isso eh importante que deixemos um espaço para que possamos nos sentar;
. PONTUALMENTE as 15h02 continuamos a “assistir” o telao e apontamos nosso “controle remoto” para o telao, como se quisessemos mudar de canal. Simulamos um aperto em um botao qualquer e permanecemos tentando, batendo no controle, DURANTE 1 MINUTO, como se nao estivessemos conseguindo;
. PONTUALMENTE as 15h03 guardamos nosso “controle remoto” de volta no bolso, bolsa, etc., nos levantamos calmamente e DEIXAMOS o local batendo palmas, caminhando e nos dispersando sem maiores detalhes.

IMPORTANTE DURANTE OS TRES MINUTOS: procure nao desviar sua preciosa atencao no seu relogio com EVENTUAIS cameras de TV, microfones, transeuntes conhecidos ou algo nao relacionado ao Flash Mob. Alem de nao ser legal com os demais participantes, pode descaracterizar o evento. Apesar de ser tudo de brincadeira, temos de nos organizar, no minimo, seriamente.

Existem regras?
Sim, sao elas:
1- Siga a todas as regras detalhadamente;
2- NAO atrapalhe nenhum pedestre da Av. Paulista ou o movimento dos carros em nenhuma hipotese;
3- NAO venha ao Flash Mob para olhar apenas, se veio entao participe seguindo as instrucoes;
4- NAO fale com a imprensa antes, durante, ou apos o Flash Mob;
5- NAO forme grupos e nao atraia atencao das pessoas antes ou depois do Flash Mob;
6- Apareca de repente, no exato horario marcado nesse convite, nem antes nem depois;
7- Ajuste seu relogio a partir desse site: http://pcdsh01.on.br/ispy.htm;
8- Dispersar significa sair do local do Flash Mob voltando para onde voce veio, sem olhar para tras
9- O MAIS IMPORTANTE: o evento eh pacifico, amistoso e nao deve constranger nenhum dos participantes ou demais espectadores;
10- O MAIS IMPORTANTE: o evento eh pacifico, amistoso e nao deve constranger nenhum dos participantes ou demais espectadores;
11- O MAIS IMPORTANTE: o evento eh pacifico, amistoso e nao deve constranger nenhum dos participantes ou demais espectadores.

Outras duvidas:
1- Eu trabalho na imprensa, posso participar?
R: Claro que pode, mas voce deve seguir as regras como qualquer outro participante. Procure nao aparecer no local antes do horario combinado ou interromper algum processo do Flash Mob abordando algum participante;
2- Essas regras sao secretas?
R: NAO mas vamos procurar manter estas regras de conhecimento apenas dos participantes da lista, seus parentes e amigos. Nao convidando quem estiver passando pelo local. Afinal, ele pode ser um participante, nao eh necessario abordar ninguem;
3- E se alguem da imprensa me abordar?
R: Diga que eh estrangeiro, force um sotaque diferente e fale que nao conhece nada do Brasil. :-)

Pois bem. Dos 1255 inscritos na lista do Yahoo Groups (além dos que receberam a mensagem encaminhada, como foi o meu caso – obrigado, Aurora!), cerca de setenta, de acordo com a Folha Online, executaram passo a passo a rotina descrita acima.

Pelo visto, foi um sucesso. Não fosse a parte relativa à imprensa. De qualquer forma, a tendência é pipocar mais flashmobs por aí.

Comentários em blogs: ainda existem? (3)

  1. Olá!Estou passando para agradecer sua visita ao Blogspotting e para avisar que estou deixando o mundo blogueiro. Apesar de que a minha estadia por aqui tenha sido breve, foi muito legal! Fica aqui o meu abraço e minha gratidão por ter compartilhado comigo deste divertido universo. Publiquei meu último post, dá uma passadinha lá! Até mais!

  2. Sucesso? Ficou aquém do esperado, isso sim, ainda mais em São Paulo, cidade que tem tradição em mobilizar multidões (Diretas-Já, Impeachment e enterro do Ayrton Senna estão aí como exemplo). Setenta gatos pingados, de uma lista de mais de mil, não deixa de ser decepcionante. Eu esperava umas trezentas pessoas, pelo menos.

Vai comentar ou ficar apenas olhando?

Campos com * são obrigatórios. Relaxe: não vou montar um mailing com seus dados para vender na Praça da República.


*